Revisão de Benefícios do INSS: Como e Quando Solicitar
Muitos tem direito à revisão dos benefícios pelo INSS mas não sabem como pedir! Veja a seguir!
Os aposentados beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm o direito de solicitar uma revisão dos valores de seus benefícios, especialmente se acreditarem que houve erro no cálculo ou se períodos de trabalho não foram contabilizados corretamente.
É essencial estar atento ao prazo para solicitação, que é de dez anos a partir da data da concessão da aposentadoria. A seguir, explicamos mais detalhes sobre esse processo!
Prazo para Solicitação de Revisão de Aposentadoria

Em 2024, aposentados que começaram a receber seus benefícios em 2014 devem ficar atentos, pois o prazo para solicitar uma revisão está se esgotando.
A contagem desses dez anos inicia-se um mês após o recebimento do primeiro pagamento. Por exemplo, se um aposentado começou a receber seu benefício em janeiro de 2014, ele tem até fevereiro de 2024 para solicitar a revisão.
Essa regra vale tanto para solicitações feitas diretamente ao INSS quanto para aquelas que necessitam de ação judicial.
Processo e Documentação Necessária para Revisão pelo INSS
Para solicitar a revisão, o aposentado ou pensionista deve fornecer documentos que comprovem um erro no cálculo original do INSS.
O processo começa com uma solicitação formal ao INSS, podendo, se necessário, evoluir para uma disputa judicial.
Vale notar que, para processos judiciais envolvendo valores de até 60 salários mínimos, ou procedimentos na esfera administrativa da Previdência Social, não é obrigatória a presença de um advogado, embora seja altamente recomendada.
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Potenciais Benefícios da Revisão
Se o erro alegado for comprovado, o aposentado tem o direito de receber as diferenças acumuladas dos últimos cinco anos anteriores ao pedido, conhecidas como atrasados do INSS.
Em casos onde o segurado apresenta um novo documento relevante durante o processo, o prazo para o cálculo dessas diferenças pode ser ajustado.
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Como Solicitar a Revisão pelo INSS
A solicitação de revisão pode ser feita de maneira remota, através da central de atendimento do INSS pelo número 135, ou pelo aplicativo e site Meu INSS. Veja o passo a passo a seguir:
- Acesse o Meu INSS
- Clique em “Novo Pedido”
- Digite “revisão”
- Na lista, selecione o nome do serviço/benefício
- Leia o texto que aparece na tela e siga as instruções
Para utilizar a plataforma digital, é necessário ter um cadastro ativo no Portal Gov.br. Fique atento aos prazos e certifique-se de que todos os documentos estão corretos e atualizados para evitar problemas no processo de revisão.
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