Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Redução nos consignados do INSS: o que mudou com o novo teto de juros?

Veja qual o novo teto de juros consignado INSS 2024.

0

Desde o dia 11 de março, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contarão com um novo teto de juros consignado. Portanto, com taxas de crédito consignado mais baixas, proporcionando condições financeiras mais favoráveis.

A mudança, vista como benéfica pelos aposentados do INSS, não é algo bem aceita pelos bancos. Confira as mudanças do teto de juros consignado.

Redução do teto de juros consignado

O novo teto de juros consignado começou a valer no dia 11 de março (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias)
O novo teto de juros consignado começou a valer no dia 11 de março (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias)

Confira as principais alterações com o novo teto de juros consignado:

  • O limite para o empréstimo com desconto em folha foi reduzido de 1,76% para 1,72% ao mês.
  • Para as operações de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, o índice máximo foi reduzido de 2,61% para 2,55% ao mês.
  • Essa redução foi motivada pelo corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, que agora está em 11,25% ao ano.

Leia maisINSS: Antecipação do Pagamento do 13º Salário dos Aposentados – Confira as Expectativas!

Reação dos Bancos e Recomendações

Apesar da redução do teto de juros consignado, alguns bancos têm resistido à medida. Afinal, argumentam um descompasso com a realidade do mercado financeiro.

Especialistas alertam que os beneficiários devem ficar atentos e buscar outras instituições financeiras caso o banco esteja cobrando taxas superiores ao limite estabelecido. De acordo com o INSS, os bancos e financeiras podem oferecer juros menores do que os recomendados, mas não maiores.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Procedimento para Verificar as Taxas

As novas taxas se aplicam aos empréstimos contratados a partir do dia 11 de março. Portanto, os empréstimos antigos permanecem com as taxas do momento da contratação.

Os beneficiários podem optar pela portabilidade do contrato, transferindo sua dívida para outro banco que ofereça taxas de juros mais vantajosas. Para conferir as taxas de empréstimo, os beneficiários podem acessar o portal Meu INSS e seguir o passo a passo indicado.

Leia maisAtenção: INSS Poderá Cortar Benefícios a Partir do Próximo Mês – Confira os Detalhes

Alerta sobre Fraudes

É importante que os beneficiários do INSS estejam atentos a possíveis fraudes em empréstimos consignados, tanto por golpistas quanto por familiares.

Portanto, recomenda-se que os beneficiários verifiquem cuidadosamente o valor recebido. Contudo, em caso de dúvidas ou suspeitas, entrem em contato com uma agência do INSS ou liguem para a central de atendimento, número 135.

Leia maisReceita Federal atualiza regras e limites de isenção do IR 2024. Confira!

Essas mudanças visam proporcionar condições mais favoráveis aos aposentados e pensionistas do INSS, garantindo acesso a crédito de forma mais econômica e segura.

Veja Também: INSS MUDA o CALENDÁRIO de PAGAMENTO 13 SALÁRIO ANTECIPADO dos APOSENTADOS

INSS MUDA o CALENDÁRIO de PAGAMENTO 13 SALÁRIO ANTECIPADO dos APOSENTADOS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.