Redução das taxas de juros do crédito consignado: economia para beneficiários do INSS
Descubra como a redução das taxas de juros do crédito consignado beneficiará os beneficiários do INSS. Entenda as razões por trás da decisão e os possíveis impactos para o acesso ao crédito. Os dados mais importantes início para maior visibilidade.
O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou a diminuição da taxa de juros do Crédito consignado INSS. Portanto, traz melhores condições de negociação para o aposentado ou pensionista, com valores maiores. Veja mais sobre o assunto.
O que mudará no Crédito consignado?

A taxa era de 1,80% ao mês para empréstimos realizados com desconto direto no pagamento (modalidade mais comum). Contudo, o Conselho aprovou a redução para 1,76%. Além disso, no caso das contratações feitas por cartão de crédito consignado, a taxa de 2,67% ao mês para 2,61%!
Leia mais: Aposentadoria 2024: Novidades, Previsões e Conselhos para Aposentados
Essa decisão entrará em vigor em até oito dias úteis após a publicação no Diário Oficial da União, conforme pedido dos bancos. Mas prazo habitual seria de cinco dias úteis.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Por que essa mudança?
A razão para a redução das taxas é acompanhar os cortes na taxa Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Afinal, a regra é que o teto do crédito consignado seja baixado proporcionalmente à redução da Selic. E essa queda da Selic em dezembro ainda não tinha sido refletida no teto do consignado do INSS.
Leia mais: Reajuste da Aposentadoria em 2024: Saiba o impacto do novo salário mínimo!
Posição dos bancos
Os bancos, no entanto, não concordam com essa medida, pois a taxa básica de juros da economia não reflete o custo de captação das instituições que trabalham nessa modalidade de empréstimo. Eles propõem que o teto de juros siga a variação dos juros futuros com vencimento em dois anos, equivalente ao custo de captação do consignado. O representante das instituições financeiras solicitou ao CNPS um debate técnico sobre o assunto para reavaliar a metodologia usada para abaixar o teto do consignado.
O representante dos bancos ressaltou que os juros futuros já levam em conta as previsíveis quedas da Selic deste ano e, portanto, devem se manter estáveis ou em queda. Novas reduções no teto do consignado pressionariam a margem dos bancos, o que poderia levar à oferta reduzida deste produto.
Leia mais: Calendário FGTS 2024: Saiba como realizar o saque-aniversário e suas implicações!
Possíveis impactos
A decisão do CNPS pode representar uma economia significativa para os beneficiários do INSS que utilizam o crédito consignado. Entretanto, caso os bancos reduzam realmente a oferta desse produto, pode haver um impacto negativo no acesso a essa modalidade de crédito consignado.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!