Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Ótima notícia para todos: Governo Lula diminui a conta de luz de 3% a 5%- Confira

Veja a seguir nova medida que resultará em desconto na conta de luz!

0

Na tarde desta terça-feira, 9, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma medida provisória (MP) no Palácio do Planalto, visando possibilitar o investimento em geração de energia sustentável e a redução dos reajustes anuais na conta de luz até 2026. Confira como funciona a seguir!

Como Funciona Proposta De Lula Que Diminui Conta De Luz?

Ótima notícia para todos: Governo Lula diminui a conta de luz de 3% a 5%- Confira
Ótima notícia para todos: Governo Lula diminui a conta de luz de 3% a 5%- Confira (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias).

A proposta envolve um montante significativo de R$ 165 bilhões destinados à geração de energia proveniente de fontes hidroelétrica, eólica, solar e de biomassa.

Leia mais: Confira então alguns direitos e deveres do trabalhador ATUALIZADOS para este ano

O governo estima que essa iniciativa possa gerar até 400 mil empregos por meio de investimentos privados.

Para viabilizar essa ação, a MP permite a adequação dos prazos dos projetos de geração de energia limpa e renovável ao cronograma de implantação das linhas de transmissão leiloadas pelo governo para escoamento para o centro de carga.

Os empreendimentos de energia renovável poderão acrescentar até 34 gigawatts (GW) de potência ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme projeções do Ministério de Minas e Energia (MME).

Leia mais: BPC: entenda as mudanças de 2024! Assim, não perca! Clique aqui e veja agora

Quanto Será a Diminuição da Conta De Energia Com Nova Proposta?

Além disso, a proposta prevê a antecipação do recebimento de recursos a serem pagos no processo de privatização da Eletrobras.

Esses recursos ajudarão a cobrir os custos adicionais de energia decorrentes dos efeitos da pandemia e da crise hídrica de 2021.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, essa medida pode resultar em uma redução entre 3,5% a 5% nos reajustes anuais nas contas de luz.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

O ministro ressaltou a importância de corrigir equívocos passados e evitar que encargos financeiros excessivos sejam repassados aos consumidores.

O objetivo é utilizar os recursos para quitar empréstimos com juros elevados, contraídos durante a pandemia e a escassez hídrica, a fim de evitar novos aumentos na conta de energia.

Leia mais: Nova Lei do Farol: Confira então as Mudanças e Como Evitar Multas no Trânsito

Busca por Desoneração da Energia

No evento, Lula não se pronunciou, mas o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo buscará medidas para não sobrecarregar os consumidores.

Ele destacou que o Brasil possui condições favoráveis para a produção de energia limpa e expressou o desejo de que os investimentos contribuam para a geração de empregos e a desoneração da energia para os consumidores.

Leia mais: Lula fez anúncio que pegou a todos de surpresa! Pagamentos do INSS virão antecipados em 2024! Então Clique Aqui E Veja As Datas

Quando Começa a Valer Proposta Que Diminui a Conta De Energia?

A proposta de MP será publicada em edição regular do Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta-feira (10). Embora tenha validade imediata, o texto precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional em até 120 dias.

Veja Também: ATENÇÃO: SAIU OFICIALMENTE DESCONTOS na CONTA de LUZ PARA os IDOSOS ACIMA de 60 ANOS?

ATENÇÃO: SAIU OFICIALMENTE DESCONTOS na CONTA de LUZ PARA os IDOSOS ACIMA de 60 ANOS? VEJA AGORA! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.