Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Material Escolar 2024: Saiba Como Economizar nas Compras deste Ano

Veja Como economizar na compra do material escolar em 2024

0

Como economizar na compra do material escolar em 2024? Para quem tem filhos que estudam, o gasto costuma ser dobrado em janeiro. Afinal, além da matrícula e reajuste nas mensalidades, ainda tem as compras dos materiais escolares, consumindo uma boa parte as economias. Mas ainda tem a viagem de férias, presentes e despesas fixas, o orçamento pode acabar estourando.

Então, para não ter este problema, é muito importante as famílias se organizem nesta época. Afinal, os gastos podem ser maiores do que o previsto.

Além disso, é importante passar para os filhos a importância da educação financeira. O brasileiro precisa passar por esse alinhamento para poder lidar com o dinheiro e período de maiores gastos. Portanto, veja como economizar na compra do material escolar em 2024.

Como economizar na compra do material escolar em 2024?

Material escolar 2024 pode ser um dos gastos a mais, se não souber economizar
Material escolar 2024 pode ser um dos gastos a mais, se não souber economizar (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias)

Então, para não entrar nas estatísticas dos brasileiros que estão no vermelho, veja 10 dicas para elaborar um planejamento e não ficar com estresse financeiro. Confira como economizar na compra do material escolar em 2024:

Leia mais: Bolsa Família 2024: Confira as Datas Oficiais de Pagamento!

  • Separe uma parte do 13º salário para a compra do material escolar, prevendo também reajustes nos livros e na matrícula.
  • Faça pesquisa de preço em lojas físicas e no comércio eletrônico.
  • Portanto, procure formar um grupo de pais para comprar junto e, assim, negociar descontos maiores nas papelarias. As lojas costumam dar descontos em compras maiores.
  • Definir a lista e reaproveitar livros e uniformes também é uma boa estratégia. Veja com a escola se há pais interessados em trocar material.
  • Mas, em relação aos gastos de início de ano, é muito importante fazer um levantamento de todas as despesas, incluindo os impostos, como IPVA, IPTU e uma provisão para o Imposto de Renda.
  • É preciso fazer um orçamento não só para estes gastos, como também uma reserva de emergência para despesas extraordinárias que possam surgir.
  • Se tiver dívida, negocie. O programa Desenrola do governo federal foi estendido por mais três meses. Procure ver se é possível parcelar os impostos.
  • Ao renegociar as dívidas, faça um plano de economia de renda mensal para pagar estes parcelamentos e evite compras desnecessárias.
  • Entre as despesas fixas, avalie o que é prioridade e o que pode ser cortado. Afinal, é muito importante para as famílias e para a educação financeira dos filhos.
  • Elimine os gastos excessivos e os mimos que podem ser dados em outra época..

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA pelo WhatsApp

É possível essa economia?

Para todos aqueles que têm filhos, as compras de materiais escolares costumam representar um gasto bem relevante em todo começo de ano. Entretanto, há sim várias formas de economizar e encontrar material escolar barato. Como mostramos acima.

Leia mais: Material escolar 2024 pode ser um dos gastos a mais, se não souber economizar

Claro que quem planeja e realiza as compras com antecedência costuma levar certa vantagem e poupar muito mais dinheiro. Porém, mesmo começando seu planejamento agora ainda é possível economizar. Portanto, se você vai ter que arcar com esse tipo de despesa, não perca mais tempo. Vá logo atrás da lista e siga os nossos conselhos.

Parcelar a compra é inteligente?

Depende do seu momento atual. Quem possui o valor para pagar à vista tem mais chances de conseguir bons descontos, mas o parcelamento pode ser a saída quando o valor do material escolar pesa demais no orçamento.

Afinal, não faz sentido descobrir outras contas de início de ano para adquirir os produtos à vista, uma vez que o desconto pode ser menor do que os juros que você terá de quitar mais tarde.

Leia mais: CNH 2024: Conheça as novas obrigações e prazos

No entanto, é preciso cautela na hora de parcelar suas compras, porque o valor adicional nos meses seguintes pode atrapalhar seu planejamento. Além do mais, é muito importante pagar o valor total da fatura todo mês, evitando pagar os juros do rotativo do seu cartão de crédito.

Veja Também:

Aposentados ACIMA do MÍNIMO| Aumento Oficial ACABA DE SER DIVULGADO 4,7% + 1 SURPRESA! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.