Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Lula propõe ao STF ajuste do FGTS conforme inflação – Descubra os efeitos desta alteração

Confira a seguir quanto pode ser nova taxa de reajuste do FGTS! Lula propôs mudanças- Confira!

0

A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou na quinta-feira (4) ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma sugestão alternativa para o caso em discussão relacionado à correção das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Segundo a proposta apresentada, a remuneração das contas do FGTS no futuro deve garantir um valor que, no mínimo, acompanhe o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), reconhecido como o índice oficial da inflação. Entenda melhor com o texto a seguir!

Quem é elegível para receber os benefícios do FGTS?

Os benefícios do FGTS são concedidos a todos os trabalhadores que possuem registro em carteira de trabalho, conforme estipulado pela legislação trabalhista, abrangendo:

  • Funcionários contratados, inclusive empregados domésticos;
  • Trabalhadores rurais;
  • Trabalhadores temporários;
  • Trabalhadores avulsos;
  • Safreiros.

Leia mais: BPC: entenda as mudanças de 2024! Assim, não perca! Clique aqui e veja agora

Como Funciona o FGTS Hoje?

Lula propõe ao STF ajuste do FGTS conforme inflação - Descubra os efeitos desta alteração
Lula propõe ao STF ajuste do FGTS conforme inflação – Descubra os efeitos desta alteração (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias).

Atualmente a atualização financeira do total do FGTS experimenta um acréscimo em seu saldo por meio da capitalização de juros à taxa de 3% ao ano.

Leia mais: Confira então alguns direitos e deveres do trabalhador ATUALIZADOS para este ano

Em outras palavras, os fundos do FGTS acumulam um rendimento de 3% a cada ano transcorrido. Essa porcentagem refere-se aos juros, enquanto a correção monetária do valor do FGTS é realizada mensalmente.

Método de Cálculo de Atualização do FGTS Proposto pela AGU

A proposta da AGU sugere que o rendimento seja calculado por meio da fórmula atual, que inclui a Taxa Referencial (TR) acrescida de 3% ao ano, juntamente com a distribuição dos lucros obtidos pelo fundo no respectivo ano.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Nos casos em que a remuneração não atingir o IPCA em determinados anos, a sugestão da AGU é que o Conselho Curador do Fundo seja responsável por determinar uma forma de compensação, como indicado no documento enviado ao STF.

A AGU destacou que essa proposta é o resultado de um diálogo estabelecido com quatro centrais sindicais, que concordaram com o cálculo de remuneração proposto.

Leia mais: Nova Lei do Farol: Confira então as Mudanças e Como Evitar Multas no Trânsito

Encaminhamento ao STF devido à Decisão do Presidente

O encaminhamento da proposta ao STF foi motivado pela decisão do presidente da Corte, o ministro Roberto Barroso, de incluir o caso na pauta da sessão plenária da quinta-feira (4).

O julgamento da ação referente ao rendimento do FGTS está suspenso no STF desde novembro, devido a um pedido de vista do ministro Cristiano Zanin.

Leia mais: Lula fez anúncio que pegou a todos de surpresa! Pagamentos do INSS virão antecipados em 2024! Então Clique Aqui E Veja As Datas

Até o momento, o placar na Corte está em 3 a 0 a favor de que o rendimento anual do FGTS seja, no mínimo, equivalente ao rendimento da poupança, a partir de 2025, com uma regra de transição aplicável aos anos de 2023 e 2024.

Os votos favoráveis foram do relator e presidente da Corte, Roberto Barroso, e dos ministros André Mendonça e Nunes Marques. Os magistrados também se posicionaram a favor da obrigatoriedade da distribuição dos lucros do fundo aos trabalhadores com contas no FGTS.

Veja Também: PROVA de VIDA INSS 2024

PROVA de VIDA INSS 2024 – LISTA de quem PRECISA FAZER AGORA em ABRIL de 2024 (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.