INSS divulga que os beneficiários podem acessar os serviços oferecidos de forma fácil e sem intermediários – Veja como
Confira o passo a passo para acessar a plataforma do MEU INSS.
Os serviços fornecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são gratuitos e os cidadãos podem acessá-los diretamente no site ou no aplicativo Meu INSS, sem a necessidade de intermediários, oferecendo vários serviços importantes; por isso, é importante saber como acessar o sistema.
Além das Agências da Previdência Social (APS), nos últimos anos, o INSS tem expandido sua rede de atendimento através da assinatura de Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com entidades representativas de trabalhadores, como sindicatos e associações, ou com governos municipais e estaduais. Saiba mais!
Como funciona o MEU INSS?
O Meu INSS é uma plataforma online que permite aos segurados acessar informações e serviços relacionados aos seus benefícios previdenciários. Esses benefícios incluem aposentadoria, pensão por morte, salário-maternidade e outros, todos disponíveis de forma online, sem a necessidade de sair de casa.
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Além disso, na plataforma é possível verificar o saldo do benefício previdenciário, acompanhar solicitações de aposentadoria ou outros benefícios, requerer revisão do benefício, atualizar dados pessoais e realizar outras operações.
Alguns serviços que o Meu INSS oferece:
- Agendar benefícios e serviços;
- Simular aposentadoria;
- Solicitar auxílio-doença;
- Solicitar salário-maternidade;
- Enviar documentos;
- Emitir Extrato de Contribuição (CNIS);
- Emitir Guia da Previdência Social (GPS);
- Acompanhar a movimentação dos seus pedidos;
- Consultar vínculos trabalhistas;
- Consultar extratos de recolhimento;
- Consultar calendário de pagamento;
- Pedido de reembolso de despesas de deslocamento para realizar perícia médica em cidade diferente;
- Prova de vida;
- Consulta de empréstimo e margem consignável.
Como acessar o Meu INSS?
Para acessar o Meu INSS, é preciso que o segurado tenha uma conta ativa no portal Gov.br, que permite acesso a vários serviços públicos do governo com um único usuário.
Para se cadastrar, é essencial ter a Carteira de Trabalho em mãos, pois são necessários dados e respostas sobre sua história previdenciária com o INSS.
Veja como você pode se cadastrar no Meu INSS utilizando seu CPF:
- Acesse o site ou aplicativo Gov.br;
- Em seguida, clique em “Entrar com gov.br”, digite seu CPF e “Continuar”;
- A partir disso o site apresentará as opções de validação do CPF;
- Então, selecione a opção “Número do CPF”.
Durante o processo de cadastro, será preciso fornecer alguns dados, como o número do CPF, nome completo, data e local de nascimento, nome completo da mãe, endereço de e-mail e número de telefone celular, além de informações sobre vínculos empregatícios, benefícios já recebidos e contribuições realizadas.
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