Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

INSS divulga NOVAS REGRAS para APOSENTADORIA POR INVALIDEZ – veja como solicitar

Para ter direito à aposentadoria por invalidez é necessário comprovar a incapacidade. Veja.

0

A aposentadoria por invalidez é um dos benefícios previdenciários mais valorizados pelos segurados do INSS. Além de ser um dos mais solicitados.

 No entanto, é também um dos mais complexos de se obter devido aos rigorosos critérios de elegibilidade. Afinal, não basta falar que possui uma incapacidade, deve-se comprovar a existência de tal enfermidade. 

Aqui, vamos explorar os novos critérios do INSS para a aposentadoria por invalidez em 2024. Confira!

Sobre a aposentadoria por invalidez 

Novas regras para aposentadoria por invalidez em 2024 (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícia)
Novas regras para aposentadoria por invalidez em 2024 (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícia)

A aposentadoria por invalidez é um benefício destinado a trabalhadores que enfrentam doenças graves ou incapacitantes que os impeçam de retomar suas atividades laborais. Porém, para ser elegível, deve-se comprovar a incapacidade total e permanente para o trabalho.

Leia mais: Como se Aposentar aos 50 Anos? Descubra Estratégias Eficazes

Quem pode solicitar?

Para ter direito ao benefício, o segurado do INSS deve se enquadrar em uma série de requisitos. Todavia, a incapacidade total e permanente é um destes. Portanto, implica que o segurado não tenha condições de retornar ao trabalho que exercia anteriormente, nem de se reabilitar para uma nova função.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença? 

Muitos segurados com direito à aposentadoria por invalidez costumam identificar essa possibilidade enquanto recebem o auxílio-doença. Portanto, se constatada a impossibilidade, o segurado pode requerer a conversão do auxílio-doença para aposentadoria por invalidez.

Leia mais: Salário Mínimo: Reajuste de 10,68% para 2024 Impactará Trabalhadores e Aposentados!

Novas regras para 2024.

O Governo Federal fez uma revisão nos critérios e doenças que dão direito à aposentadoria por invalidez pelo INSS. Esta avaliação ampliou a lista de condições passíveis de concessão, por isso, demanda uma atenção especial por parte dos segurados.

Leia mais: Isenção do IPTU aos IDOSOS de todo o Brasil: Saiba Como Se Beneficiar

O INSS dispõe de uma lista de doenças que automaticamente concedem o direito à aposentadoria por invalidez. Porém, o segurado deve ser diagnosticado com uma delas e comprovar a existência de tal enfermidade. Entre elas estão listadas, estão AIDS, alienação mental, cardiopatia grave, cegueira, espondiloartrose anquilosante, outras.

O valor da aposentadoria por invalidez do INSS calcula-se com base na média de 80% dos maiores salários de contribuição desde julho de 1994. Portanto, aplica-se um percentual que varia de acordo com a idade e o tempo de contribuição do segurado.

Para requerer a aposentadoria por invalidez, o segurado do INSS precisa agendar uma perícia médica pelo site ou aplicativo Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135. Mas vale lembrar laudo pericial é o documento primordial para comprovar a incapacidade do segurado e então, a concessão do benefício.

A aposentadoria por invalidez é um direito fundamental dos trabalhadores que, por razões de saúde, não conseguem mais exercer suas atividades laborais. Portanto, com os novos critérios do INSS para 2024, é imprescindível que os segurados estejam bem informados para garantir seus direitos.

Veja Também:

MUDOU TUDO: CONSIGNADOS INSS com MUDANÇAS + NOVA MARGEM SOCIAL – QUEM tem DIREITO? (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.