Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

INSS Anuncia Novas Regras de Aposentadoria para 2024 – Veja O Que Muda

Venha ver as mudanças nas regras de aposentadoria de 2024! Fique por dentro!

0

Muitos brasileiros que têm o plano de se aposentar em um futuro próximo precisam ficar atentos às mudanças que entrarão em vigor a partir de 2024, conforme estabelecido pela Reforma da Previdência de 2019.

As normas de transição para a concessão da aposentadoria, delineadas pela reforma de 2019, estão sujeitas a ajustes em 2024. As modificações serão aplicadas na transição por pontos e na regra da idade mínima progressiva. No entanto, o cálculo dos benefícios não sofrerá alterações.

Vamos examinar agora as alterações nas regras para a aposentadoria no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em 2024 e o que permanece sem mudanças.

O que Muda no Cálculo da Aposentadoria em 2024?

INSS Anuncia Novas Regras de Aposentadoria para 2024 – Veja O Que Muda
INSS Anuncia Novas Regras de Aposentadoria para 2024 – Veja O Que Muda (Fonte: Edição / Notícia de Última Hora).

Atualmente, existem quatro regras de transição em vigor, e duas delas passarão por ajustes em 2024. Vamos nos concentrar nessas duas mudanças.

Leia mais: Conquiste Sua Independência Financeira: Mega da Virada 2023 Terá Prêmio de R$ 570 Milhões! Veja então como jogar aqui

A primeira delas é a transição por pontos. Essa modalidade de transição é uma adaptação da exigência pré-reforma, embora tenha sido mais vantajosa para os trabalhadores.

A regra requer que os trabalhadores alcancem uma pontuação mínima, calculada somando a idade e o tempo de contribuição.

O tempo mínimo de contribuição permanece inalterado: 30 anos para mulheres e 35 anos para homens. No entanto, a pontuação necessária para a aposentadoria aumentará progressivamente até 2033.

Qual a Primeira Alteração Na Aposentadoria De 2024?

Em 2024, a pontuação necessária para a aposentadoria será de 91 pontos para mulheres e 101 para homens.

Leia mais: Salário Mínimo de 2024 pode ter Reajuste Inesperado: Assim, Entenda como isso Impacta sua Vida!

Por exemplo, uma mulher de 61 anos que complete 30 anos de contribuição em 2024 atingirá 91 pontos, cumprindo os requisitos de pontuação.

Apesar das novas regras para a aposentadoria, a fórmula de cálculo do valor do benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) permanece inalterada.

Seguindo o cálculo de 60% do valor do benefício integral para 15 anos de contribuição para mulheres e 20 para homens, acrescido de 2% para cada ano adicional de contribuição.

Qual a Segunda Alteração Na Aposentadoria De 2024?

A segunda alteração ocorre na regra da idade mínima progressiva. Em 2024, mulheres podem se aposentar com 58 anos e meio de idade e 30 anos de contribuição, enquanto homens podem se aposentar com 63 anos e meio e 35 anos de contribuição.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

A idade mínima para aposentadoria subirá gradativamente até atingir os 65 anos em 2027 para os homens e 62 anos para as mulheres em 2031. Ainda em relação à Reforma da Previdência de 2019, a regra de transição da aposentadoria por idade foi encerrada em 2023.

Agora, homens e mulheres se aposentam a partir dos 65 e 62 anos, respectivamente, com o mínimo de 15 anos de contribuição.

Essas mudanças evidenciam a importância de os futuros aposentados acompanharem de perto as alterações nas regras previdenciárias, garantindo uma transição tranquila para a próxima fase de suas vidas.

Como Se Aposentar Mais Rápido?

O procedimento pode ser acelerado em alguns anos, dependendo de escolhas inteligentes feitas por parte do trabalhador!

Leia mais: Descubra Como Ter Acesso a Viagens Gratuitas e Atendimento Preferencial: Descubra então Como com sua Carteira do Idoso!

  • Tenha sua Carteira de Trabalho em dia e em mãos: tenha certeza de registrar suas colaborações sempre na carteira de trabalho, dessa forma você atinge mais rápido seu tempo mínimo de contribuição. Lembrando então que até mesmo estágios podem constar na carteira de trabalho, converse com o seu chefe para ver a possibilidade!
  • Trabalhos especiais aceleram o processo: trabalhos com condições insalubres ou noturnos mudam tempo extra no tempo necessário, então tenha certeza de averiguar então se sua documentação está correta! Dessa forma, para comprovar o período de trabalho especial, mostre o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário. Já para os autônomos, o LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho) também serve para comprovar os trabalhos, sendo assim busque sempre ter a documentação completa.
  • Confira os registros na CTPS: dessa forma revise sempre os prazos assinados na sua CTPS. Então, se não houver a assinatura da empresa na sua CTPS, o cidadão deve comprovar o vínculo, lembre-se disso ao buscar uma aposentadoria rápida.

Veja Também:

INSS: Mudanças nas Aposentadorias Novas regras 2024 (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.