Governo publicou decreto que antecipa o pagamento do 13º salário do INSS – Datas já estão disponíveis para consulta
Descubra os detalhes da antecipação do 13º salário do INSS para aposentados e pensionistas, com informações sobre os beneficiários, valores e como acessar as datas de pagamento.
O governo federal anunciou a antecipação do pagamento das duas parcelas do 13º salário para os segurados da Previdência Social, contemplando aposentados e pensionistas do INSS. Essa medida busca proporcionar mais segurança financeira e estabilidade aos beneficiários.
Sendo assim, continue a leitura e confira os detalhes sobre essa antecipação e as datas de pagamento.
Calendário do 13º salário do INSS

O decreto publicado pelo governo estabelece que a primeira parcela do 13º salário será correspondente a 50% do benefício devido do abono natalino. Portanto, essa primeira parte será paga juntamente com os benefícios referentes a abril, depositados entre os últimos cinco dias úteis desse mês e os primeiros cinco dias úteis de maio.
Leia mais: Confira Agora: INSS Publica Calendário de Pagamento do 13º Salário – Não Perca as Datas!
Já a segunda parcela corresponderá à diferença entre o valor total do abono natalino e o montante antecipado, e será paga junto com os benefícios do mês de maio, entre os últimos cinco dias úteis de maio e os primeiros cinco dias úteis de junho.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Quem serão os beneficiados e valores
A antecipação do 13º salário abrangerá cerca de 33,7 milhões de segurados do INSS em todo o país, totalizando um montante de aproximadamente R$ 33,89 bilhões para ambas as parcelas.
Dessa maneira, no Rio de Janeiro, por exemplo, mais de 2,74 milhões de pessoas receberão o abono, somando um valor total de R$ 3,2 bilhões.
Leia mais: Governo Federal Investe em 100 Novos Campi dos Institutos Federais!
Dentre esses 33,7 milhões de pessoas que receberão o 13º salário, estão as que recebem auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
Entretanto, vale lembrar que pessoas que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não têm direito ao 13º salário do INSS.
Comparação com anos anteriores e acesso às informações
Nos anos anteriores, o pagamento do 13º salário ocorria tradicionalmente no segundo semestre, mas em 2023 já houve uma antecipação para os meses de maio/junho e junho/julho.
Leia mais: INSS: 1ª Parcela do 13º Salário Não Será Paga em Março! Descubra a Nova Data de Pagamento
Essa antecipação, que vem sendo feita desde a época da pandemia da Covid-19, é uma forma de adiantar o benefício e proporcionar aos segurados maior previsibilidade financeira. Ademais, os beneficiários podem consultar as datas de pagamento e outras informações relevantes nos canais oficiais do INSS, como o site e o aplicativo do Meu INSS.
Veja Também: LULA MUDA de Ideia: vai pagar 13 salário PRIMEIRA PARCELA!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.