Agora Você Pode Apresentar Atestado nas Agências dos Correios para Auxílio-Doença
Agora ficou mais fácil recorrer ao auxílio-doença, veja como usar seu atestado nos correios para solicitar o benefício.
Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que desejam solicitar o antigo auxílio-doença, agora conhecido como benefício por incapacidade temporária, poderão recorrer ao procedimento através das agências dos Correios.
O instituto recentemente informou que possível solicitar o benefício por meio da telefônica do INSS, no número 135 ou pelo aplicativo/site “Meu INSS”. Assim, a necessidade de comparecer às agências dos Correios seria apenas para apresentação do atestado médico para complementar o pedido.
No entanto, a nova possibilidade ainda está em fase de testes em apenas um estado, e o mesmo inicia dia 18 de março, em Fortaleza (CE). A medida pretende expandir o serviço nacionalmente, em um segundo momento.
Plataforma Atestmed
Em primeiro lugar, vale ressaltar, que para todas as possibilidades de solicitação de benefício, o sistema online Atestmed continuará sendo utilizado. Assim, o INSS afirmou que está em contato com os Correios para que a plataforma Atestmed seja requerido e complementado nas agências, visto que parte da população não tem acesso à internet.
Leia mais: Possível Corte de Benefícios: INSS fala sobre Pente Fino de 2024 – Confira
O objetivo é disponibilizar 100% dos benefícios por incapacidade temporária via Atestmed até 30 de abril. A medida faz parte dos últimos esforços do governo federal para diminuir a fila do INSS. Dessa forma, conforme dados divulgados em dezembro de 2023, o tempo médio de espera em novembro caiu 30% em relação ao mesmo período no ano passado, quando estava em 79 dias.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Fila de espera no INSS cai para 47 dias em 2023
Agora, o principal objetivo do instituto é manter a fila de espera dentro do prazo legal, de 45 dias — exceto no caso de acordos internacionais e análises de pós-perícia.
Portanto, o trabalho não será impossível de se realizar visto que as medidas implementadas conseguiram obter significativo resultado! Em 2023, a autarquia informou que o tempo médio para concessão de benefícios previdenciários reduziu para 47 dias!
O dado está presente no relatório mensal divulgado no Portal de Transparência Previdenciária, onde aponta que a fila de pedidos caiu de 1,6 milhão para 1,5 milhão de requerimentos.
Assim, se compararmos a fila em dezembro de 2022, quando o prazo médio era de 79 dias, o prazo de espera caiu 40%. Ainda assim, a média de espera permanece acima do previsto na legislação previdenciária: 45 dias.
Medidas adotadas
Por fim, um dos motivos principais para a redução na fila de espera do INSS é a adoção do Atestmed, plataforma de IA desenvolvida para o Governo, para substituir a necessidade de perícia médica presencial com o envio de atestados e laudos médicos pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS.
Leia mais: SAIU AGORA – Governo vai antecipar pagamento do 13º salário para aposentados do INSS
A plataforma visa facilitar a solicitação dos benefícios por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença. Ademais, o instituto passou a permitir a entrega de laudos e atestados nas agências da Previdência Social, com atendimento feito por um servidor. E agora, nos Correios.
Para finalizar, segundo o instituto, a responsabilidade da diminuição da fila, recai também sobre os mutirões de atendimento de avaliações sociais e perícias médicas que foram implementados em vários estados visando reduzir a fila de pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoas com deficiência.
Veja Também: Imposto de renda com lista de contribuintes divulgada! Veja se você deverá pagar esse ano.
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!