Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Dicas Infalíveis: Como Limpar seu Nome no Serasa – Guia Completo!

O Serasa notifica as pessoas que estão com o nome sujo pela falta de pagamento de dívidas. Confira como limpar o nome no Serasa!

0

Muitos brasileiros acabam sofrendo com o acúmulo de dívidas e sofrendo as consequências de ficar com o nome sujo no Seresa. Estar nessa situação dificulta normalmente o acesso a créditos, empréstimos, financiamentos e tentativas de aumentar o limite do seu cartão de crédito.

Mas é possível resolver esta situação limpando seu nome no Serasa! É preciso tomar alguns cuidados e há algumas dicas que podem ser muito úteis para quem busca realizar este procedimento.

Por isso, continue lendo a matéria para saber como limpar seu nome no serasa.

Nome sujo no Serasa

Veja como limpar o nome no serasa! (Fonte: Edição/ Diário Oficial Notícias)
Veja como limpar o nome no serasa! (Fonte: Edição/ Diário Oficial Notícias)

Em primeiro lugar, é preciso entender como ocorre o processo de sujar o nome no Serasa. Ele acontece quando uma empresa notifica a Serasa ou outro birô de crédito sobre uma falta de pagamento. Isso pode acontecer por não pagar em dia uma conta, como água, energia e telefone. Mas também pode acontecer por esquecimento da parcela de uma prestação do carro ou da geladeira, por exemplo.

Leia mais: Live da João Financeira: Oportunidade Única para os Seguidores Ganhar Prêmios – Confira!

Assim, estar com o nome sujo pode dificultar o acesso a créditos, empréstimos, financiamentos e tentativas de aumentar o limite do seu cartão de crédito.

Mas, é possível limpar seu nome e melhorar sua pontuação de crédito.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Como limpar o nome no Serasa

Ao contrário do que pode parecer quando se pensa, é possível limpar o nome no Serasa de forma rápida e em comum acordo com as empresas que notificaram o seu nome ao Serasa. Confira o passo a passo:

Leia mais: INSS divulga Datas de Pagamento da Aposentadoria de Dezembro – Veja Agora!

  • após o pagamento da dívida, a empresa à qual você devia tem o prazo de até cinco dias úteis para solicitar a remoção do seu nome dos registros da Serasa;
  • guardar um recibo ou comprovante do pagamento pode ser uma garantia sólida de que tudo foi conduzido corretamente;
  • caso existam ambiguidades ou a empresa não tome a ação necessária dentro do período estipulado, é recomendável entrar em contato direto com a mesma.

Porém, se o pagamento da dívida não puder ser efetuado, sua situação financeira pode permanecer nos órgãos de proteção de crédito, como o Serasa ou o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), durante um período de cinco anos.

Ademais, esse intervalo tem início a partir da data de vencimento da dívida ou do último evento que resultou em inadimplência.

Como pagar o acordo?

Se você quer “limpar o nome” rápido, precisa pagar a primeira parcela do acordo ou o boleto único gerado no Limpa Nome, caso tenha escolhido quitar a dívida de uma só vez. Você escolhe como quer receber o seu boleto: por código de barras via SMS ou por e-mail. 

Leia mais: Novos Direitos dos Idosos: Justiça Aprova Lei que Garante Mais Benefícios para 2024!

Além disso, para fazer o pagamento, é só acessar o aplicativo do seu banco ou, se preferir, ir a uma agência bancária ou lotérica. Depois de regularizar seu débito com a empresa credora, se essa for sua única dívida, o seu nome volta a ficar limpo em até cinco dias úteis.

Portanto, esse é o prazo que a empresa credora tem para informar à Serasa e a todos os órgãos de proteção ao crédito que você realizou o pagamento. 

O que o código do consumidor diz sobre isso?

Ademais, é importante saber o que diz o artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor. Ele deixa claro que as dívidas podem ser mantidas no registro da Serasa por, no máximo, cinco anos.

Leia mais: Filmes de Natal: 10 sugestões para assistir

Mas, após a realização do pagamento, seu nome não consta mais no Serasa. Como citado anteriormente, a empresa tem até cinco dias úteis subsequentes ao pagamento para comunicar o Serasa de que as contas estão em dia.

Assim, através de uma organização e planejamento financeiro, o seu crédito restaura-se.

Veja também

Urgente, INSS VAI BLOQUEAR BENEFÍCIOS, você está na lista? (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.