Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Cuidados com os idodos: saúde bucal pode interferir no bem-estar na terceira idade de acordo com estudos divulgados

Novo estudo japonês revela que a saúde bucal dos idosos pode afetar toda a saúde, e seus relacionamentos.

0

Sabia que a saúde bucal afeta o estado nutricional e a saúde dos idosos como um todo? É o que afirma o novo estudo japonês, conduzido por cientistas da Universidade Okayama.

Os pesquisadores afirmam que uma boca saudável não significa somente que ela esteja livre de doenças, mas que afeta também a saúde física e emocional dos idosos.

Conforme revelou o estudo, a saúde oral tem um papel fundamental na escolha do alimento que a pessoa pode ingerir. Além da associação com o status nutricional, os autores viram que, o quão pior está a saúde bocal, menor o bem-estar psicológico e até mesmo os relacionamentos. Confira mais detalhes a seguir.

Como ocorreu o estudo?

Veja a seguir como a saúde bocal afeta a saúde dos idosos.
Veja a seguir como a saúde bocal afeta a saúde dos idosos. (Fonte: Reprodução Google)

“A má saúde bucal não apenas traz implicações na saúde em geral, mas também na estética facial, na sociabilidade, na ingestão de proteínas e nutrientes necessários para o fortalecimento do organismo. E o bem-estar está completamente associado a esses fatores”, afirma a cirurgiã dentista Letícia Bezinelli, coordenadora da graduação de odontologia, responsável pelo serviço de odontologia hospitalar do Hospital Israelita Albert Einstein.

Primeiramente, os pesquisadores realizaram uma ampla avaliação com 218 voluntários, todos acima de 60 anos. Além de compartilhar dados quanto a condição nutricional e o histórico médico, os pacientes tiveram de preencher um questionário sobre bem-estar, qualidade de vida e conexões sociais.

Leia mais: Saque do FGTS está acabando para quem nasceu em janeiro – Confira o prazo

Os pesquisadores estavam em busca de características como número de dentes, força mastigatória, pressão exercida pela língua, carga de bactérias, habilidade de mastigação e deglutição, hidratação oral e habilidade de fala. 

A falta de cuidado ao longo da vida pode levar ao surgimento de cáries e da doença periodontal. Dessa forma, os dois problemas podem acarretar perda dos dentes, o que para os idosos é especialmente debilitante.

Leia mais: Deputado Pompeo de Mattos defende a correção da Tabela de Imposto de Renda para 2024: “queremos que chegue a R$ 5mil”

Ademais, com a idade, é normal haver redução na produção de saliva, o que ocasiona no ressecamento da boca (xerostomia). De acordo com Bezinelli, esse problema pode compromete a proteção dos dentes e da mucosa oral, o que facilitar a proliferação de bactérias e a formação de cáries, inflamações e lesões.

Os idosos ainda podem desenvolver retração gengival, que deixa a raiz dos dentes exposta. Além de ocasionar na alterações no paladar, que afeta a qualidade de vida e a própria nutrição e até pode causar o câncer bucal.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Boa saúde bucal e visita ao dentista

Com o objetivo de minimizar a chance desses problemas aparecerem, é necessário ter uma boa higiene bucal, bem como usar produtos de hidratação bucal, labial e cremes dentais. Preferencialmente sem adição de lauril-sulfato de sódio — que se trata de um componente que pode acarretar ardência nos mais velhos.

De acordo com a cirurgiã dentista, as visitas recorrentes ao consultório dentista são indispensáveis tanto para prevenir doenças e evitar complicações, quanto para detectar condições que possam comprometer a mastigação e a deglutição de forma precoce.

Leia mais: 13º Salário INSS: Pagamento Extra Confirmado para Abril – Veja o Calendário!

Quando uma pessoa deixa de comer por conta de alterações no paladar, é preciso do apoio de uma equipe multiprofissional, capaz de avaliar a cavidade oral, além de dar orientação nutricional e médica para a reposição de nutrientes.

Ademais, os idosos estão sujeitos a contrair infecções oportunistas ocasionadas por fungos, bactérias e vírus, que podem aparecer como placas, úlceras e abcessos.

“Alguns problemas odontológicos podem até levar a doenças como a pneumonia. Há pacientes com pneumonias de repetição que não conseguem se curar porque não eliminaram os focos de infecção na boca”, explica Bezinelli.

Veja Também: Justiça aprovou novos direito para os idosos!

APROVADO em 2024: NOVOS DIREITOS dos IDOSOS + Direitos + VANTAGENS e Benefícios – NÃO PERCA (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista