Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Conselho aprovou queda nos juros dos consignados de 1,72% para 1,68% – Confira agora!

Conselho Nacional de Previdência reduz taxa de juros dos consignados. Confira como vai ficar mais barato contratar!

0

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) tomou uma decisão importante nesta quarta-feira (24/04), reduzindo o teto de juros para empréstimos consignados concedidos aos beneficiários do INSS. Essa mudança afetará diretamente os aposentados e pensionistas que buscam esse tipo de crédito. Continue a leitura e saiba mais.

Impacto da nova taxa nos empréstimos consignados

Notas de 100, 50 reais e uma moeda de 1 real, imagem com tarja escrito empréstimo consignado.
Queda na taxa de juros do empréstimo consignado beneficia segurados do INSS. (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícias)

O CNPS aprovou uma redução no teto de juros para os empréstimos consignados, diminuindo de 1,72% para 1,68% ao mês. Essa medida visa proporcionar condições mais favoráveis aos beneficiários do INSS que necessitam de crédito, tornando os empréstimos mais acessíveis e menos onerosos.

Leia mais: Dinheiro Esquecido: BC Anuncia Mudanças para Saques Acima de R$ 100 – Veja os Valores Disponíveis!

A taxa de juros para empréstimos consignados feitos por meio de cartão de crédito também sofrerá uma redução, passando de 2,55% para 2,49% ao mês

Essa alteração mostra o governo alinhando as taxas de juros do mercado às decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que recentemente reduziu a taxa Selic de 11,25% para 10,75% ao ano.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Argumentos e debates sobre a nova taxa de juros

Durante a votação no CNPS, os representantes dos bancos defenderam uma manutenção da taxa de juros em 1,72% ao mês, argumentando que a taxa Selic não reflete o custo de captação das instituições financeiras. 

Eles propuseram que o cálculo do teto dos juros dos consignados fosse baseado na variação dos juros futuros com vencimento em dois anos, que seria mais representativo do custo de captação para esses empréstimos.

Leia mais: Acaba de sair Aumento no Salário dos Aposentados em ABRIL – Veja o Calendário de Pagamento Agora! Confira quem recebe

No entanto, a maioria dos membros do conselho optou pela redução da taxa de juros, destacando a importância de garantir condições mais favoráveis aos beneficiários do INSS

Além disso, foram apontadas preocupações com o superendividamento da população, especialmente entre os aposentados, evidenciando a necessidade de medidas que promovam uma oferta de crédito responsável e sustentável.

Perspectivas futuras e desafios

Apesar da decisão do CNPS, ainda há debates em andamento sobre a metodologia utilizada para definir o teto dos juros dos consignados. Os representantes dos bancos propuseram a criação de um grupo técnico para discutir essa questão, envolvendo o Ministério da Fazenda e o Banco Central. No entanto, ainda não houve consenso sobre o assunto.

Leia mais: Surpreendente – Brasil Pode Subir para a 8ª Posição Global em Economia, Prevê FMI

À medida que a taxa de juros dos consignados é reduzida, espera-se que mais beneficiários do INSS possam acessar crédito de forma mais acessível. 

Veja Também:VALORES MAIORES NO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

INSS: NOVA REGRA LIBERA VALORES MAIORES para APOSENTADOS no EMPRÉSTIMO CONSIGNADO (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.