Calendário 2024: BPC Recebe Reajuste e Nova Programação! Confira
O calendário BPC 2024 já está disponível para consultar as datas. Confira quando recebe.
Uma nova onda de recompensas está prestes a rolar para milhões de segurados em todo o país. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou recentemente a expansão do calendário de pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) em 2024, oficialmente estendendo o alívio financeiro a seus beneficiários e garantindo um início de ano mais promissor.
O primeiro pagamento do BPC, já ajustado, está previsto para ocorrer em 25 de janeiro de 2024. O sistema de pagamento levará em consideração o último número do benefício do cidadão, especificamente o dígito imediatamente antes do hífen. A informação pode ser facilmente verificada através do aplicativo oficial do INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Quem são os Beneficiários do BPC?

O BPC é uma benesse assistencial, distribuído à idosos com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade. Importante ressaltar que não é necessário ter contribuído para a Previdência Social para ter acesso a este benefício.
Leia mais: Lista Revelada: Famílias Perdem Auxílios com Suspensão do Governo – Confira os Afetados
Recentemente reajustado a um salário mínimo, que corresponde a R$ 1.412,00, a elegibilidade do BPC leva em conta várias premissas importantes. Entre elas, os requisitos de idade para os idosos, a deficiência em qualquer natureza, que deve ser comprovada através de laudo médico, justificando a incapacidade de trabalhar, assim como a necessidade de se manter através da renda familiar, que por sua vez, deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo vigente.
Calendário BPC 2024
O calendário do BPC segue o calendário de pagamentos do INSS de 2024, pois vale para aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios de auxílios ou BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Leia mais: Margem Social liberada em 2024? Entenda os critérios e benefícios!
Assim, os beneficiários do BPC já podem se programar para saber qual a data deve sacar o seu benefício. Além disso, é bom lembrar que em 2024 ainda constam os pagamentos de dezembro de 2023, pois os depósitos referentes ao mês de dezembro terminam no dia 8 de janeiro.
Os depósitos de janeiro, por sua vez, começam no dia 25 de janeiro e seguem até 7 de fevereiro para o grupo que recebe até um salário mínimo. Já quem recebe mais de um salário mínimo vai receber entre os dias 1 e 7 de fevereiro.

A busca pelo BPC: Como se proceder
Para solicitar o benefício, é preciso munir-se de uma série de documentos. É indispensável a apresentação de um documento de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento e um comprovante de renda familiar. Juntamente a esses registros, é solicitado também um laudo médico que ateste a condição de deficiência do indivíduo, caso se aplique.
Leia mais: Reforma da Previdência: Entenda as novas regras para aposentadoria no INSS
Um olhar atento ao reajuste: A Língua da Inflação e do PIB 2024 marca uma novo ciclo para o BPC com o reajuste do benefício baseado na inflação e no Produto Interno Bruto (PIB). Para os aposentados e pensionistas que recebem acima do piso, a inflação de 2023 ditou a dança do reajuste com um acréscimo estimado em pelo menos 3,85%. Essa mudança significativa e abrangente sugere uma abordagem mais inclusiva e justa, que acompanha as oscilações da economia do país.
Ao manter o valor do BPC atualizado de acordo com a inflação e o crescimento econômico, garante-se que o sistema de benefícios reflete o compromisso do INSS com seus segurados, oferecendo a eles um pouco mais de tranquilidade financeira em tempos incertos.
Leia mais: ALERTA INSS: NOVO GOLPE! Não caia! Saiba como SE PROTEGER AGORA! Veja agora
Com mais ajustes no futuro, certamente os segurados do INSS terão motivos adicionais para sorrir. Basta estar atento às atualizações e requerer o benefício de acordo com as orientações propostas para se manter na linha de recebimento dessas vitais compensações financeiras.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!