Brasil tem previsão de frio intenso esta semana, inclusive com geadas- Confira
Uma onda de frio em fevereiro de 2024 afetou principalmente a região sul do Brasil
Partes do Brasil estão enfrentando alertas climáticos rigorosos, como onda de frio e geada, nesta segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco avisos ativos relacionados a esse fenômeno. A previsão indica que essas condições climáticas extremas devem persistir até as 11h desta terça-feira, 13 de fevereiro, afetando principalmente a Região Sul do país.
A previsão do tempo destaca que as temperaturas estarão em média 5ºC abaixo do normal por um período de três a cinco dias. De acordo com o Inmet, essa onda de frio representa um “risco à saúde” devido ao frio intenso. Moradores dessas áreas devem tomar precauções para se proteger.

Como a Onda de Frio Está Impactando a Região Sul?
Essa onda de frio é especialmente intensa na Região Sul do Brasil. Os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão sob risco de temperaturas extremamente baixas, o que pode afetar não só a saúde das pessoas, mas também as lavouras e outras atividades econômicas.
Os três Estados estão lidando com um alerta laranja, que significa “perigo” de geada. As temperaturas nessas áreas podem variar de 0ºC a 3ºC, uma condição que ameaça diretamente a agricultura local. Plantas sensíveis ao frio extremo podem não sobreviver, resultando em perda significativa para os agricultores.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Quais são os Efeitos da Geada nas Lavouras?
O registro de geadas nas regiões afetadas pode ser devastador para as lavouras. Plantas sensíveis ao frio extremo, como milho, feijão e trigo, podem sofrer perdas significativas. Além disso, frutas como maçã e morango e hortaliças como alface e tomate também estão em risco.
-
- Geada pode causar perdas em plantações de milho, feijão e trigo.
-
- Frutas como maçã e morango são afetadas.
-
- Horticultores enfrentam perdas consideráveis em culturas de alface, tomate e outros vegetais.
Leia Mais: ACABA DE SER CONFIRMADO: INSS muda o pagamento de novembro com depósito EXTRA!
O que os Habitantes Devem Fazer para se Proteger?
Com a intensificação dos ventos costeiros, o litoral do Rio Grande do Sul e o litoral sul de Santa Catarina estão em alerta. Ventos fortes podem movimentar dunas de areia sobre construções na orla, representando um risco adicional para moradores e turistas dessas regiões.
O alerta permanecerá ativo até as 12h desta segunda-feira. Os residentes e turistas devem tomar precauções, como evitar áreas expostas ao vento forte e garantir que suas propriedades estejam seguras.
Quais Outras Regiões do Brasil Estão Sendo Afetadas?
Além do Sul do Brasil, outras regiões também estão sentindo os efeitos do clima adverso. Os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul estão enfrentando geadas e um declínio acentuado de temperatura. O Inmet divulgou um alerta amarelo indicando perigo potencial de queda de temperatura entre 3ºC e 5ºC nessas áreas.
Confira as regiões mais afetadas:
-
- São Paulo: central, extremo sudoeste e norte.
-
- Rio de Janeiro: extremo sudoeste.
-
- Minas Gerais: sul e Triângulo.
-
- Goiás: sul.
-
- Mato Grosso do Sul: sul.
Os moradores dessas áreas devem estar atentos às atualizações meteorológicas e tomar as medidas necessárias para se proteger do frio intenso.
Veja também: convocação URGENTE do INSS!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de