Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Banco Central informou mais uma queda na taxa Selic! Confira quais os impactos para a economia

A Selic afeta a economia como um todo, pode tornar as coisas mais baratas para a população, ou encarecê-las. Ela caiu mais uma vez! Veja o valor.

0

GRANDE NOTÍCIA! Aposentados podem comemorar, pois o consignado vai ficar mais barato! Saiu nesta quarta-feira (20) mais um corte de juros na taxa básica do país — a Selic — conforme divulgado pelo Banco Central do Brasil (BC). A taxa reduziu pela sexta vez em 0,50 ponto percentual (p.p.), ficando em 10,75% ao ano.

Esse é o menor valor que a taxa Selic chegou desde fevereiro de 2022. Os cortes na taxa básica de juros começaram em agosto do último ano. O movimento acompanhou a recuperação da economia no país.

Hipoteticamente, com juros menores, o crédito tende a ficar mais baixo para as corporações, bem como para a população, sobretudo para os idosos que aproveitam o empréstimo consignado em sua grande maioria. Assim, temos um aumento no consumo e investimento, contribuindo para fomentar o progresso da economia. Todavia, o movimento pode não seguir esse curso ao longo do ano. Entenda a seguir o motivo.

Quais os efeitos da queda da taxa Selic para a população?

A transferência da queda da Selic aos juros dos consumidores sempre passa por um período de espera, que varia entre três a seis meses para chegar a população. 

Essa transferência entre as taxas costumam ocorrer em um tempo menor em linhas de crédito que não apresentam tanto risco — como as de empréstimo consignado, por exemplo, por ser uma linha de crédito com garantia.

Leia mais: Lula assinou decreto que vai mudar tudo nos pagamentos dos aposentados do INSS – Confira agora as novidades sobre essa medida

“Já começamos a ver nos dados de crédito, por exemplo. Os [números] anteriores já trouxeram uma melhora pontual de inadimplência, que pode ser o início de um processo de renegociação de crédito com juros menores”, diz a economista-chefe da B.Side Investimentos, Helena Veronese.

Queda na taxa Selic atual.
Queda na taxa Selic atual. (Fonte: Reprodução, Google)

Conforme os dados do sistema financeiro nacional, que o BC organizou, apontam que os juros totais dos empréstimos realizados com recursos livres — ou seja, os contratos sob os quais os bancos têm total controle para definir o valor e a taxa de juros, sem influência do governo — já apresentaram redução.

Leia mais: Governo Define Novo Rumo para o Pagamento dos Aposentados: Mudou TUDO definitivamente para 2024 no INSS

No começo do ano, os valores desses juros estavam em 40,3% ao ano (ou 2,86% ao mês). Porém, quando o BC iniciou os cortes da taxa Selic em agosto de 2023, o valor era 43,5% ao ano (ou 3,1% ao mês).

Melhora no quadro econômico do país

Hoje, podemos reparar uma queda no números de pessoas que não pagam, muito maior que em comparação ao segundo semestre de 2023. Fator esse que teve influencia do programa Desenrola Brasil. Assim, além da queda da inadimplência, percebemos também uma melhora no consumo. 

Ademais, outros setores da economia também apresentam melhores projeções para 2024, com uma previsão maior de investimentos e crescimento das vendas.

Leia mais: PIX de R$ 5.000 anunciado pelo Governo para quem coloca CPF na nota – Veja como ser contemplado

O varejo, por exemplo, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima um aumento de 1,6% nas vendas em 2024. No entanto, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) prevê um aumento de 0,3% na indústria de transformação e de 0,7% na de construção.

Veronese, da B.Side, acredita que o cenário também ajuda a contratar mais pessoas para o mercado de trabalho.

“Quando a gente pensa nesse cenário, a tendência é que a taxa de desemprego diminua e até haja uma melhora na renda, já que o trabalhador passa a ter mais poder de barganha nos salários”, diz.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Veja Também:

INSS DIVULGA NOVAS DATAS e VALORES 13 SALÁRIO dos Aposentados 2024 – JOÃO FINANCEIRA ao VIVO (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista