ATENÇÃO: Confira os principais sinais de câncer de pulmão em quem nunca fumou
Confira como pessoas que não fumam também podem apresentar câncer no pulmão. A seguir você encontra mais informações!
Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o primeiro tipo mais comum nos homens e o terceiro entre as mulheres. Além de ser muito incidente, ele não está ligado diretamente ao tabagismo e contamina apenas quem fuma.
Muitas pessoas que não são fumantes podem ser acometidas por ele. E para saber quais são os principais sintomas do câncer de pulmão em quem nunca fumou, prossiga a leitura até o fim.
Câncer de pulmão
Segundo o INCA, 704 mil casos novos de câncer podem surgir no Brasil em 2024, e o câncer de pulmão está entre eles.
Esse tipo de câncer afeta drasticamente o pulmão, portanto é uma das formas mais comuns e letais de câncer em todo o mundo. E mesmo que ele seja relacionado ao hábito de fumar, o número de não fumantes que são contaminados com a doença não para de crescer.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Mas graças ao avanço da ciência, novos tipos de tratamentos estão sendo estudados para minimizar o número tão alarmante de pessoas com câncer em todo o mundo. Veja o que o diretor da OMS disse, Bente Mikkelsen:
“A OMS, inclusive por meio de suas iniciativas contra o câncer, está trabalhando intensamente com mais de 75 governos para desenvolver, financiar e implementar políticas para promover o tratamento do câncer para todos. Para expandir esse trabalho, grandes investimentos são necessários para tratar das desigualdades globais nos resultados do câncer.”
Câncer de pulmão e o tabagismo
O tabagismo está ligado a 70% dos casos de câncer de pulmão e possui mais de 60 substâncias tóxicas. Portanto, a forma mais comum de contrair o câncer é com o cigarro. Vários figuras ilustres já perderam a vida para o câncer pelo simples fato de fumar demais, como é o caso da Rita Lee.

Infelizmente, o Brasil perdeu a mãe do Rock no ano passado pelo câncer de pulmão e a cantora tinha uma relação muito íntima com o cigarro, e deixou milhares de fãs. Rita Lee recebeu um diagnóstico de câncer de pulmão em 2021. Após tratamentos, sessões de imunoterapia e radioterapia ela havia melhorado, mas ainda assim não foi o suficiente e faleceu dois anos após o descobrimento da doença.
Leia mais: Especialistas recomendam substâncias que reduzem risco de câncer e infecção; Saiba Mais
Por isso é importante visitar o médico regularmente para ver qualquer problema, afinal, o quanto antes tratado, melhores serão as chances de cura. E para mais dicas de saúde, não deixe de conhecer os melhores alimentos que previnem doenças em idosos.
Câncer de pulmão em quem não fuma
As pessoas que não fumam geralmente são diagnosticadas com o adenocarcinoma, um tipo de câncer de pulmão que tende a se desenvolver lentamente nas áreas externas dos pulmões. Portanto, mesmo que alguém nunca tenha fumado, ainda é possível desenvolver câncer de pulmão. Isso acontece porque outros fatores podem influenciar no desenvolvimento da doença, como:
- Respirar a fumaça de outras pessoas;
- Viver em áreas com muita poluição;
- Idade: o risco aumenta com a idade, sendo o câncer de pulmão mais comum em pessoas com 75 anos ou mais.
- Rádon: um gás natural que pode se acumular em edifícios, elevando o risco de câncer de pulmão.
- Estar exposto a produtos químicos no trabalho. E por falar nisso, veja lista de profissões que garantem a aposentadoria especial.
Em suma, como as pessoas que não são fumantes podem ter câncer de pulmão, geralmente elas possuem um tipo diferente da doença. E muitas das vezes, no estágio inicial, não são manifestados muitos sintomas. Confira avanço nas pesquisas do câncer e veja os principais sintomas a seguir.
Leia mais: Tenho 50 anos e 35 de contribuição, posso me aposentar? Confira as regras de 2024, consulte aqui
Sintomas de câncer de pulmão em não fumantes
- Tosse com sangue;
- Tosse constante;
- Dor ou desconforto no peito;
- Problemas respiratórios;
- Chiado;
- Rouquidão;
- Perda de apetite;
- Perda de peso sem motivo;
- Fadiga;
- Dificuldade para engolir;
- Inchaço no rosto e/ou pescoço;
- Infecções pulmonares recorrentes, incluindo pneumonia.
Em síntese, o câncer de pulmão afeta os fumantes e os não fumantes. E agora que você já sabe os principais sintomas identificados nos não fumantes, visite o médico regularmente e previna-se. Veja mais dicas de saúde para idosos aqui.
Veja também: Confira o que munda no IR em 2024!
Dica bônus
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!