Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Aposentadoria INSS: Entenda as Regras Atualizadas e Garanta Benefícios Maiores!

Entenda quais as novas regras da aposentadoria por tempo de contribuição após a Reforma da Previdência. Confira!

0

A Reforma da Previdência, implementada em 2019, trouxe algumas mudanças significativas nas regras da aposentadoria. Essas alterações geraram várias dúvidas entre os contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), especialmente no que diz respeito à modalidade de aposentadoria mais apropriada, idade mínima exigida para a aposentadoria e o tempo de contribuição necessário.

Dentre os benefícios oferecidos pela previdência, a aposentadoria por tempo de contribuição surge como uma opção que remonta ao período de contribuição do segurado com o INSS.

Esta modalidade de aposentadoria é dividida em duas categorias: aposentadoria integral e aposentadoria proporcional. Entender esses conceitos é fundamental para realizar um planejamento previdenciário eficiente.

CLIQUE AQUI e receba as principais notícias do DIÁRIO OFICIAL NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Quais são as regras para a aposentadoria por tempo de contribuição?

As regras da aposentadoria por tempo de contribuição foram alteradas (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícias)
As regras da aposentadoria por tempo de contribuição foram alteradas (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícias)

Em relação ao tempo de contribuição e carência no INSS, a modalidade de aposentadoria por tempo de contribuição é atrelada a dois fatores principais: gênero e tempo de contribuição. O tempo mínimo para os homens é de 35 anos de contribuição, enquanto para as mulheres, 30 anos.

Leia mais: Saiba TUDO sobre a APOSENTADORIA para quem tem 60 anos e contribuiu por 30 – Veja agora!

Além disso, há a regra do “pedágio”, que se aplica aos segurados que optam pela aposentadoria por tempo de contribuição, porém ainda não alcançaram o tempo mínimo necessário. Este pedágio diz respeito ao pagamento de 40% do tempo que ainda falta para atingir o mínimo de contribuição.

Quais são os valores para a aposentadoria por tempo de contribuição integral e proporcional?

Os montantes recebidos na aposentadoria por tempo de contribuição integral e proporcional diferem. No entanto, a previdência assegura ao contribuinte o direito de escolher a opção mais rentável, desde que ele esteja em conformidade com todas as regras.

Leia mais: INSS Libera R$1.840 para Beneficiários – Governo Dá Sinal Verde. Aprenda Como Fazer!

Além disso, professores que lecionaram no ensino fundamental têm direito a uma redução no tempo de contribuição. Portanto, mulheres que trabalharam como professoras necessitam contribuir por 25 anos e homens por 30 anos.

No entanto, para quem começou a contribuir muito cedo, a aposentadoria por idade pode ser mais vantajosa. É essencial entender que cada histórico de trabalho e cada carteira de trabalho terão contribuições e valores distintos e todos esses fatores podem influenciar na hora de decidir a modalidade da aposentadoria.

Importante ressaltar que existe um número mínimo de contribuições que você deve fazer para estar dentro da carência e conseguir se aposentar no INSS. Mas cada tipo de aposentadoria tem suas regras e tabelas próprias.

Leia mais: Abono Natalino do INSS será Pago Novamente! Quem vai receber e Valores

Em geral, para se aposentar por idade, é necessário ter contribuído pelo menos 15 anos com a previdência. E ainda, ter atingido a idade mínima de 65 anos para homens, e 62 para mulheres. Contudo, trabalhadores rurais têm um benefício de redução na idade mínima para se aposentar, sendo de 60 anos para homens e de 55 anos para mulheres.

Veja também:

SAIU AGORA! INSS LIBERANDO R$ 18.000,00 em NOVEMBRO – INSS fez MUDANÇAS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.