Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Alerta: Produção de Carne Bovina no Brasil Pode Cair Drasticamente até 2050 devido às Mudanças Climáticas!

Confira aqui novo estudo que mostra aumento do preço da carne bovina nos próximos anos e consequente queda no consumo.

0

Um relatório recente da consultoria Orbitas revelou que as ações do governo, dos consumidores e do setor privado em resposta às mudanças climáticas podem resultar em uma redução de 25% na produção de carne bovina no Brasil. Com redução, pode vir aumento de preço. Entenda melhor o que pode vir a acontecer a seguir!

Alterações Climáticas e Impacto na Produção de Carne Bovina

Alerta: Produção de Carne Bovina no Brasil Pode Cair Drasticamente até 2050 devido às Mudanças Climáticas!
Alerta: Produção de Carne Bovina no Brasil Pode Cair Drasticamente até 2050 devido às Mudanças Climáticas! (Fonte: Reprodução Google)

O estudo analisa como as mudanças climáticas afetarão o setor, levando em consideração diversas dinâmicas, tais como:

Leia mais: Confira então alguns direitos e deveres do trabalhador ATUALIZADOS para este ano

  • Metas e Políticas Climáticas Internas: Um aumento na consistência das políticas climáticas domésticas.
  • Regulamentações Internacionais: Regulações globais focadas no clima e em restrições ambientais.
  • Inovação Tecnológica: Avanços tecnológicos impulsionados pela necessidade de lidar com as mudanças climáticas.
  • Mercados Emergentes: Novas tendências nos mercados emergentes relacionadas ao clima.

Impacto Na Carne Bovina nas Preferências dos Consumidores e na Competição por Terra

As mudanças nas preferências dos consumidores e o aumento dos preços resultariam em uma redução significativa na demanda por carne de ruminantes, tanto no mercado interno quanto no global, até 2050.

Leia mais: BPC: entenda as mudanças de 2024! Assim, não perca! Clique aqui e veja agora

Além disso, o crescimento da competição por terra, incentivado por políticas de combate ao desmatamento e pela demanda por insumos agrícolas alternativos, levaria a uma redução das pastagens e ao aumento dos custos de produção.

Desafios para os Pecuaristas

Os pecuaristas enfrentarão desafios significativos, especialmente os menos eficientes e distantes das infraestruturas vitais da cadeia de suprimentos.

Estima-se que, se não adotarem práticas sustentáveis e tecnologias inovadoras, poderão enfrentar perdas financeiras substanciais, chegando a mais de R$ 775 por hectare até 2050.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Vulnerabilidades Regionais para Produção e Distribuição da Na Carne Bovina

Os produtores da região Norte, em particular, são os mais vulneráveis devido à sua menor rentabilidade e distância das infraestruturas essenciais.

Eles correm o risco de sofrer perdas financeiras significativas já em 2030 se não se adaptarem às mudanças climáticas.

Leia mais: Nova Lei do Farol: Confira então as Mudanças e Como Evitar Multas no Trânsito

Perspectivas Futuras

A transição climática representa um risco considerável para o setor pecuário brasileiro, com a possibilidade de perdas financeiras superiores a 80% em grande parte do setor até 2050.

Este cenário destaca a urgência de medidas adaptativas e investimentos em sustentabilidade para garantir a resiliência do setor pecuário frente aos desafios climáticos.

Investimentos para Mitigar os Efeitos das Mudanças Climáticas

Um relatório recente destaca a importância de investimentos em eficiência na produção como forma de mitigar os riscos associados às mudanças climáticas. Essa abordagem preconiza o aumento da produtividade sem a necessidade de expandir o uso da terra.

Leia mais: Lula fez anúncio que pegou a todos de surpresa! Pagamentos do INSS virão antecipados em 2024! Então Clique Aqui E Veja As Datas

Para permanecerem rentáveis, os pecuaristas são incentivados a intensificar de forma sustentável suas práticas de produção. Isso implica em adotar tecnologias ambientais, implementar gestão da terra orientada para a sustentabilidade e diversificar as fontes de receita.

De acordo com a consultoria, as entidades que investem em tecnologias sustentáveis e adotam práticas de gestão da terra voltadas para a sustentabilidade podem se beneficiar das transições climáticas.

Elas podem aproveitar os preços mais elevados oferecidos pelos mercados de exportação focados em sustentabilidade.

Impacto dos Investimentos na Agricultura

Estima-se que um aumento previsto de 88% nos investimentos na agricultura possa aumentar o rendimento médio por hectare para os criadores de gado em 18% entre 2020 e 2050. Isso permitiria que os produtores valorizassem a produção em suas terras existentes.

Leia mais: Aposentadoria do professor teve mudanças no ano de 2024- Então clique aqui e confira as novas regras

A capacidade dos produtores brasileiros de aproveitar essas oportunidades dependerá, segundo a pesquisa, do apoio contínuo e do aumento dos investimentos por parte dos financiadores e do governo brasileiro.

Esse suporte é essencial para ajudar os produtores a alcançarem metas de produção sustentável e diversificação de receitas.

Veja Também: NOVA LINHA de CRÉDITO sem MARGEM para APOSENTADOS 2024! MARGEM SOCIAL foi LIBERADA? SAIU NOVIDADES!

NOVA LINHA de CRÉDITO sem MARGEM para APOSENTADOS 2024! MARGEM SOCIAL foi LIBERADA? SAIU NOVIDADES! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.