Alerta INSS: Novo golpe da prova de vida rouba dados de aposentados e pensionistas!
Evite golpes do INSS! Aprenda a proteger seus dados e se familiarize com as mudanças na prova de vida em 2023. Conheça o novo esquema e como proceder em caso de fraude.
Com a crescente digitalização de serviços, criminosos têm se aproveitado da situação para aplicar golpes. Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alertou sobre um esquema fraudulento que envolve a prova de vida e tem como alvos principais aposentados e pensionistas.
Nele, os golpistas entram em contato com as vítimas por telefone, e-mail ou mensagem, alegando a necessidade de um novo procedimento de prova de vida determinado pelo INSS. Com isso, conseguem obter dados bancários e fotos dos indivíduos, que, muitas vezes, são usadas para cometer outros crimes.

O INSS enfatizou em nota que não realiza contato por meio de SMS, WhatsApp ou ligações telefônicas e recomendou aos beneficiários que tenham cuidado com as autoimagens (selfies) que divulgam nas redes sociais, já que, com a prova de vida agora sendo feita à distância, essas imagens podem ser cooptadas pelos criminosos.
Leia em seguida: Projeto busca ampliar gratuidade na Justiça para idosos e portadores de doenças graves
Caso o golpe seja bem-sucedido, é orientado que o beneficiário paralise as operações de empréstimos consignados por meio do aplicativo do INSS e registre um boletim de ocorrência.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Como se proteger dos golpes?
Idosos, que geralmente são menos familiarizados com tecnologia, são vítimas frequentes desses golpes. É fundamental que os cidadãos adotem medidas preventivas e estejam sempre em alerta.
Leia em seguida: Saiba como o programa CPF na Nota beneficia os consumidores e combate a sonegação de impostos!
Uma das práticas mais importantes é verificar as informações recebidas por meio dos canais oficiais do INSS, como a Central 135 ou o aplicativo Meu INSS.
O que mudou na Prova de Vida em 2023?
A partir de 2023, a prova de vida dos segurados do INSS passou por alterações significativas. Apenas para citar uma, agora, a responsabilidade de confirmar que o beneficiário está vivo é do próprio INSS.
Leia em seguida: Novas Regras para Aposentadoria em 2024: Entenda as Mudanças da Reforma da Previdência
Essa nova modalidade compara dados de várias fontes — tanto públicas quanto privadas — para confirmar a continuidade do pagamento do benefício. Entre as fontes de dados consideradas estão o acesso à plataforma Meu INSS, a Declaração do Imposto de Renda, entre outros.
Em suma, estar alerta e prevenir-se são atitudes fundamentais para evitar cair em golpes. A segurança de nossos dados pessoais é um fator crucial para garantir uma aposentadoria tranquila.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!