Avião com mais de 300 pessoas pega fogo no aeroporto de Tóquio – Veja o que aconteceu
Avião pega fogo no aeroporto de Tóquio com mais de 300 pessoas dentro.
Um avião pega fogo no aeroporto de Tóquio, da Japan Airlines com 367 passageiros e 12 tripulantes após bater em uma aeronave da Guarda Costeira do Japão. O acidente aconteceu na pista do aeroporto internacional de Haneda, em Tóquio, no dia 2 de janeiro.
O choque gerou explosões instantâneas em ambas as aeronaves, que puderam ser vistas pelas câmeras do aeroporto. Mas de acordo com a rede estatal japonesa NHK e a agência estatal Kyodo, cinco dos seis tripulantes do avião da Guarda Costeira morreram no choque. A Guarda Costeira japonesa informou que o piloto da aeronave conseguiu escapar e está internado em estado grave.
Apesar da forte explosão, a Japan Airlines afirmou em nota que todas as 379 pessoas a bordo da aeronave, entre elas oito crianças, foram retiradas a tempo, porém, o avião foi depois consumido pelas chamas. A polícia local disse à imprensa japonesa que há 17 passageiros feridos, mas ainda não havia informação sobre o estado de saúde delas.
Detalhes sobre o Avião pega fogo no aeroporto em Tóquio

O avião que pega fogo no aeroporto de Tóquio com passageiros é fabricado pela Airbus, que enviou assistentes técnicos a Tóquio depois do incidente. Mas vale destacar que a colisão ocorre apenas um dia depois de um terremoto de 7,6 atingir a costa oeste do Japão, matando 48 pessoas e gerando alertas de “grandes tsunamis”. Portanto, o episódio reacendeu no país o trauma pela tragédia do acidente nuclear de Fukushima em 2011, causado após um terremoto e tsunami atingirem o país.
De acordo com a Guarda Costeira, sua aeronave que colidiu com a da Japan Airlines estava na pista para decolar em direção à base militar de Niigata, na costa oeste do país. Era uma missão para levar ajuda às cidades atingidas pelo terremoto.
Leia mais: Quando começa a ser pago o Novo Valor do Salário para os Aposentados? Veja os detalhes
O tremor gerou cerca de 50 réplicas ao longo da região de Ishikawa, no oeste do Japão, e alertas por tsunamis com ondas de até 5 metros. Todavia, os alertas duraram quase 24 horas e suspendeu-se na manhã de terça, mas equipes ainda fazem buscas nas cidades atingidas. Já a aeronave da Japan Airlines era um voo comercial que chegava de Hokkaido, no norte, segundo a companhia.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Causas
Autoridades do Japão ainda não anunciaram o motivo das duas aeronaves estarem na mesma pista no aeroporto. A Japan Airlines alegou que o piloto seguiu as instruções da torre de comando para o pouso. O capitão, de acordo com a companhia, recebeu permissão para pousar, mas “provavelmente” não conseguiu ver o avião da Guarda Costeira, construído pela Bombardier
Leia mais: Agendamento de Perícia no INSS em 2024 – Dicas e Procedimentos!
A companhia disse também a imprensa que o sistema de comunicação com os passageiros não funcionou após a explosão. Contudo, afirmou que a retirada dos passageiros conseguiu realizar mesmo assim.
O gabinete do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse que o premiê estava reunindo informações sobre o que falhou para provocar o choque entre as aeronaves.
O aeroporto de Haneda, um dos dois aeroportos internacionais de Tóquio e um dos mais movimentados do Japão. Segundo informações, cancelaram-se todos os poucos e decolagens após a colisão.
Terremoto no Japão
Chegou a 64 o número oficial de mortos após o terremoto que atingiu o Japão, na região da Península de Noto, no primeiro dia de 2024. O tremor de terra de magnitude 7,6 sentiu-se em áreas vizinhas no centro do país e causou extensos danos estruturais e incêndios especialmente na cidade de Wajima. O local é província de Ishikawa, localizada na costa do Mar do Japão. A extensão total do desastre permanece desconhecida, segundo autoridades.
Leia mais: Ministro anuncia reajuste para o Bolsa Família em 2024 – Veja os detalhes
As forças da defesa civil japonesas usam helicópteros para entregar suprimentos às áreas isoladas, afinal, várias entradas estão destruídas ou danificas por causa do tremor.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!