ATENÇÃO: Greve nacional do INSS- Veja como ficam os atendimentos e impacto para beneficiários
Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve em julho de 2024 por desacordo nas negociações
Os trabalhadores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciaram uma greve nacional nesta última quarta-feira. Esta mobilização ocorre após desacordos significativos nas negociações salariais com o governo federal. A paralisação envolve tanto os funcionários em regime presencial quanto aqueles em home office.
Com o início da greve, foi observada uma preocupação considerável em relação à continuidade dos serviços essenciais. O movimento grevista, apoiado por um forte engajamento dos funcionários, promete trazer importantes implicações para o atendimento ao público e a tramitação de processos internos.
O que motivou a greve dos servidores do INSS?

As discussões entre o sindicato representante dos trabalhadores e o governo não progrediram conforme esperado. Os servidores reivindicam não apenas um reajuste salarial, mas também melhorias nas condições de trabalho e investimentos tecnológicos. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no estado de São Paulo (SINSSP), a falta de diálogo sobre essas demandas essenciais culminou na decisão pela greve.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Quais são as principais exigências dos grevistas?
Além do aumento salarial, há várias outras reivindicações colocadas na mesa:
Leia mais: ALERTA! Dados de 39 MIL chaves PIX foram VAZADOS. Confira agora!
- Reconhecimento da carreira dos técnicos do seguro social como carreira típica de Estado.
- Reestruturação e valorização da carreira.
- Condições de trabalho mais favoráveis.
- Investimentos contínuos em tecnologia para melhorar a eficiência do serviço prestado.
Como a greve afeta o atendimento ao público?
A greve já mostrou sinais de afetar diversas áreas, desde a análise e concessão de novos benefícios até atendimentos presenciais — com exceção das perícias médicas. Especificamente, processos como aposentadorias, pensões e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem enfrentar atrasos significativos. No entanto, serviços online continuam operando, o que pode amenizar parte do impacto.
Leia mais: Surpreendente Descoberta! Pão de Forma Contém Álcool Suficiente para Flagrar Motoristas no BAFÔMETRO!
A instituição reconheceu a greve e afirmou que serviços essenciais estão sendo mantidos através de canais digitais, como o portal Meu INSS e o telefone 135. Segundo o Instituto, a plataforma digital e a central de atendimento continuam a oferecer mais de 100 serviços, facilitando assim o acesso dos cidadãos às necessidades previdenciárias durante o período de greve.
Este panorama mostra tanto a complexidade das relações trabalhistas no setor público quanto a dependência da população para com os serviços do INSS. A greve não apenas reflete as questões salariais, mas também a luta por condições de trabalho dignas e uma gestão pública eficaz e moderna.
Veja também: ATENÇÃO: SAIU 4 DÍVIDAS que os IDOSOS NÃO precisam MAIS PAGAR! VEJA AGORA e NÃO perca DINHEIRO!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes
sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias:
Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista