Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Redução de Juros em Empréstimos Consignados pelo Governo Prejudica Aposentados – Veja os Problemas!

Com a nova redução no juros do consignado, os bancos sinalizam sobre a oferta de crédito a população. Confira mais informações!

0

A nova redução na taxa de juros do consignado do INSS traz alguns impasses na hora dos aposentados solicitarem o crédito. Pois, alguns bancos são resistentes quanto a alteração na modalidade de crédito.

É importante que os segurados do INSS estejam atentos a todas as modificações ao longo destes últimos meses do ano, para que não caiam em golpes ou informações falsas. Confira mais informações sobre a redução nos juros do empréstimo consignado INSS.

Juros do empréstimo consignado INSS

Confira alguns problemas com a nova redução no juros do consignado do INSS (Fonte: Edição/ Diário Oficial Notícias).
Confira alguns problemas com a nova redução no juros do consignado do INSS (Fonte: Edição/ Diário Oficial Notícias).

O consignado é um crédito controlado pela Previdência, com desconto direto no benefício previdenciário. Pelas regras atuais, o segurado do INSS pode comprometer até 45% do benefício com o crédito consignado.

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) reduziu a taxa máxima de juros cobrada em empréstimos consignados para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social.

Assim, ao oferecer a linha, bancos e instituições financeiras precisam respeitar os limites estabelecidos pelo CNPS. Mas, alguns bancos acabam sendo retroativos com esta mudança, pois entendem que esta nova taxa de juros prejudicará os cofres bancários.

Leia mais: Confira as 10 Melhores Cidades do Brasil para Aposentados e Pensionistas Viver 

O novo teto passa a valer cinco dias úteis após publicação da decisão após a publicação da decisão no Diário Oficial da União (DOU).

O CNPS, fez a seguinte redução:

  • de 1,84% ao mês para 1,80% ao mês no consignado convencional; e
  • de 2,73% para 2,67% nas operações nas modalidades de cartão de crédito e cartão consignado de benefícios.

Portanto, agora, o teto para o empréstimo consignado convencional, com desconto em folha de pagamento, foi reduzido de 1,84% para 1,80% ao mês.

Além de contar com novas taxas para operações nas modalidades de cartão de crédito e cartão consignado de benefícios, a taxa máxima de juros foi ajustada de 2,73% para 2,67%, também ao mês.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Consulta do juros do empréstimo consignado através do Meu INSS

Confira o passo a passo para consultar a modalidade do crédito consignado através do Meu INSS:

Leia mais: Consignados terão suspensão de 180 dias – Veja como funciona!

  • Acesse o aplicativo ou site Meu INSS
  • Na página inicial, onde há uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”
  • Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles
  • Para ver mais bancos, basta rolar a página até embaixo e clicar em “Ver mais”
  • Também é possível buscar pela instituição que o segurado quer pesquisar no alto da página, em “Pesquise por instituição”

Bancos sinalizam sobre a nova taxa de juros do empréstimo consignado INSS

As reduções têm desagradado o setor bancário, que chama a atitude de “falta de responsabilidade com a política de crédito”, culpando diretamente o ministro da Previdência, Carlos Lupi, que tem defendido a queda nos juros todas as vezes que a Selic cair.

Leia mais: ALERTA: Problemas na Revisão de Benefícios do INSS – Veja as Razões e Como Isso Afeta Você!

Confira como está a oferta de crédito no banco da Caixa e no Banco do Brasil:

  • A Caixa Econômica Federal informa que reduziu em setembro as taxas do crédito consignado, contemplando os beneficiários do INSS, e oferece taxa de juros a partir de 1,64% ao mês, abaixo do novo teto recomendado pela resolução do CNPS;
  • O Banco do Brasil oferece o crédito a aposentados e pensionistas com taxas que variam de 1,67% ao mês na faixa mínima a 1,80% ao mês no patamar máximo e prazo para pagamento de até 84 meses.

Mesmo sendo uma operação de baixo risco para os bancos, pois as prestações são deduzidas da conta bancária do beneficiário do crédito, há questões técnicas que acabam deixando o banco relutante quanto a oferta deste crédito.

Veja Também:

SURPRESA NA CONTA R$ 18.000 PARA TODOS!! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.