Saque Aniversário do FGTS vai acabar? Veja agora
Muitos estão com medo do saque aniversário do FGTS acabar. Entenda o que está acontecendo aqui.
O saque-aniversário do FGTS possibilita aos trabalhadores retirarem anualmente uma parte de seu fundo de garantia no mês de seu aniversário.
De acordo com uma pesquisa da Radar FEBRABAN realizada no segundo bimestre de 2024, atualmente, 88% dos brasileiros já estão cientes dessa modalidade. Mas há muitos com receio por medo do saque aniversário acabar. Entenda o caso a seguir!
Funcionamento do Saque-Aniversário

O saque-aniversário do FGTS é um benefício que autoriza a retirada de uma parte dos fundos disponíveis aos trabalhadores brasileiros, que possuem contas ativas ou inativas na Caixa Econômica Federal. Esse processo ocorre anualmente, especificamente no mês de aniversário do beneficiário.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
O trabalhador não tem obrigação de retirar o montante, podendo escolher deixar os recursos na conta do FGTS para uma retirada posterior, como no saque-rescisão.
Para garantir o direito a esse benefício, é necessário realizar a solicitação até o último dia útil do mês de aniversário. Em caso de não solicitação dentro desse prazo, o saque-aniversário só poderá ser efetuado no ano subsequente.
Vale ressaltar que a retirada não é automática, portanto, o trabalhador deve se cadastrar e solicitar a transferência do valor para sua conta corrente.
Leia mais: Confira alguns direitos e deveres do trabalhador ATUALIZADOS para este ano!
Quanto ao direito ao saque-aniversário, de acordo com a legislação, todo trabalhador brasileiro com saldo em conta no FGTS, seja ativo ou inativo, tem a opção de aderir a essa modalidade.
Para tal, é necessário que o colaborador acesse o aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e faça a solicitação de adesão ao programa.
Saque Aniversário do FGTS irá acabar?
O governo atual considera encerrar essa modalidade devido à preocupação com a sustentabilidade financeira do FGTS.
Estatísticas do Ministério do Trabalho indicam que até 2030, o saque–aniversário poderá reduzir os recursos do fundo em R$ 262 bilhões, montante que poderia ser direcionado para o financiamento de 1,3 milhão de moradias.
Leia mais: BOAS NOTÍCIAS: Senado aprova isenção de IPVA! Veja Então Quem Tem Direito
Opiniões sobre o fim do Saque Aniversário do FGTS
A população está dividida quanto ao fim do saque-aniversário: 45% são a favor do encerramento, preferindo o retorno ao modelo anterior de saque em condições específicas, enquanto outros 45% defendem a manutenção da modalidade atual. Alguns veem o saque-aniversário como uma ferramenta de auxílio financeiro anual.
Especialistas financeiros recomendam uma análise cuidadosa do próprio perfil de consumo e investimento antes de optar pelo saque-aniversário.
Leia mais: Governo surpreende com adicional de R$ 900 no Bolsa Família: Veja então como receber
Avaliar a situação financeira pessoal, as taxas de retorno de outras formas de investimento e buscar aconselhamento especializado são medidas importantes a serem consideradas.
O futuro do saque-aniversário do FGTS é incerto e está sujeito a diversas variáveis políticas e econômicas. Independentemente do desfecho, seu impacto será significativo tanto para os trabalhadores quanto para o mercado financeiro e o próprio fundo de garantia.
Veja Também: LULA mandou SUSPENDER BENEFÍCIO dos APOSENTADOS?!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!