Atenção: INSS quer usar consultas no SUS e votação para comprovar a vida dos beneficiários – Entenda
Descubra as mudanças na prova de vida do INSS em 2024. Saiba mais informações em nosso artigo!
O INSS está promovendo mudanças significativas na prova de vida para aposentados e pensionistas em 2024, visando simplificar e tornar o processo mais eficiente. Descubra como esse novo procedimento funcionará e quais serão os impactos para os beneficiários. Continue lendo para se informar.
Como funciona a Prova de Vida do INSS

O INSS adotou um sistema automático de recenseamento, utilizando dados de órgãos governamentais e seus parceiros para verificar a situação dos beneficiários. Isso inclui informações como declaração de Imposto de Renda, contratação de crédito consignado e até atendimento no SUS, incluindo vacinação e votação nas eleições.
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Esses dados serão comparados com as informações cadastradas no próprio instituto. Dessa forma, a estimativa é que cerca de 17 milhões de beneficiários do INSS sejam contemplados por esse novo método este ano.
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Quais informações serão usadas para a prova de vida?
Para comprovar que o segurado está vivo, o INSS utilizará uma série de dados e ações realizadas ao longo do ano. Veja abaixo:
- Acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que tenham certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
- Realização de empréstimo consignado por meio de reconhecimento biométrico;
- Atendimento presencial em agências do INSS ou por reconhecimento biométrico em entidades ou instituições parceiras;
- Atendimento de perícia médica, por telemedicina ou presencial;
- Consultas no SUS ou na rede conveniada;
- Vacinação;
- Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
- Atualizações no CadÚnico, somente quando for feita pelo responsável pelo grupo;
- Votação nas eleições;
- Emissão ou renovação de passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar, carteira de identidade ou outros documentos oficiais que necessitem de presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
- Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
- Declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.
Como o segurado será notificado sobre a prova de vida?
O segurado poderá verificar a realização da prova de vida acessando o site ou o aplicativo Meu INSS, ou ligando para a central de atendimento 135.
Entretanto, caso o INSS não consiga realizar a prova de vida automaticamente a partir dos dados disponíveis, o beneficiário será notificado e terá um prazo de 60 dias para realizar alguma ação que permita sua identificação nas bases de dados governamentais.
Então, se após esse período ainda não for possível comprovar a vida do beneficiário, o INSS realizará uma pesquisa externa, visitando o endereço cadastrado para tentar localizá-lo.
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Assim, esse novo processo visa tornar a prova de vida mais simples e ágil para os beneficiários, eliminando a necessidade de deslocamentos até os bancos e garantindo a continuidade do recebimento dos benefícios de forma mais eficiente.
Dessa maneira, com o uso de tecnologias e a integração de dados, o INSS busca modernizar seus processos e proporcionar uma experiência mais conveniente para os segurados.
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