Notícia maravilhosa: saiba como é possível solicitar a aposentadoria antecipada – Veja as regras
Saiba como funciona a aposentadoria antecipada e quais são os critérios para solicitá-la junto ao INSS.
A possibilidade de solicitar a aposentadoria antecipada é uma alternativa buscada por muitos trabalhadores que desejam encerrar suas carreiras mais cedo. Neste contexto, surge a aposentadoria por tempo de contribuição, oferecendo aos segurados a chance de se aposentarem mais cedo, desde que cumpram critérios específicos de idade e contribuição. No entanto, é importante compreender detalhadamente como funciona esse processo e quais são os requisitos necessários. Continue a leitura e saiba mais.
Entenda a aposentadoria antecipada
A aposentadoria antecipada se transformou em uma Regra de Transição, aplicável apenas a filiados ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) antes da entrada em vigor da Emenda Constitucional 20/1998
Leia mais: Pente Fino: Governo Propõe Fim do Bolsa Família para Este Grupo – Saiba Quem São!
Apesar de ainda ser válida para alguns segurados, sua aplicação é limitada e exige o cumprimento de requisitos específicos de idade, tempo de contribuição e pedágio.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Quem tem direito à aposentadoria antecipada?

A aposentadoria antecipada é exclusiva para os beneficiários do INSS filiados antes de 16/12/1998, desde que cumpram requisitos como idade mínima, tempo mínimo de contribuição e pedágio.
Leia mais: INSS já divulgou a data para pagar a primeira parcela do abono dos aposentados- Confira quando será
Homens devem ter 53 anos de idade, 30 anos de contribuição e um pedágio de 40%, enquanto mulheres precisam ter 48 anos, 25 anos de contribuição e cumprir o mesmo pedágio.
É importante observar cuidadosamente os requisitos estabelecidos para garantir a elegibilidade a esse tipo de aposentadoria.
Como solicitar a aposentadoria antecipada?
Para solicitar a aposentadoria antecipada em 2024, é necessário atender aos requisitos até 12/11/2019, data anterior à entrada em vigor da reforma previdenciária que extinguiu a Regra de Transição.
Além disso, é fundamental considerar períodos de trabalho que possam contribuir para o cumprimento do tempo de contribuição necessário.
Leia mais: STF Julgará Recurso do INSS contra Revisão da Vida Toda em Abril – Fique Atento!
Em alguns casos, o INSS não fará a averbação automática desses períodos, sendo necessário apresentar comprovantes para atestar o trabalho exercido.
Assim, é imprescindível buscar orientação especializada para garantir que todos os requisitos sejam atendidos e que a solicitação seja feita de forma adequada e eficiente.
Veja Também: 13 SALÁRIO: DESCONTOS SURPRESA na FOLHA – VEJA como COMBATER DESCONTOS não AUTORIZADOS pelo INSS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.