Reajuste no Salário do INSS 2024 para quem ganha acima do mínimo: Conheça novo valor
Confira como fica o reajuste do salário para quem ganha acima do mínimo.
Como fica o reajuste do salário para quem ganha acima do mínimo? Essa é uma dúvida dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS – que receberão um aumento salarial em 2024.
São, em média, 39 milhões de pessoas que recebem algum tipo de pagamento da Previdência Social, segundo dados do governo federal. No entanto, o valor do reajuste variará de acordo com a contribuição de cada indivíduo. Veja mais detalhes.
Saiba como fica o reajuste do salário para quem ganha acima do mínimo em 2024
Desde o dia 1 de janeiro, trabalhadores e aposentados brasileiros passaram a receber o novo valor do salário mínimo, de R$ 1.412. Contudo, o reajuste de 6,85% ao piso salarial nacional não será o mesmo para todos os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham acima desse valor. Portanto, quem recebe a mais do que o piso salarial terá outra variação de aumento.
Leia mais: Benefícios Sociais 2024: Aprenda a otimizar o CadÚnico e maximizar sua renda
A expectativa é que o reajuste do salário para quem ganha acima do mínimo fique em 3,85%, taxa estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 2023. No entanto, o índice que mede a variação do indicador de inflação das famílias mais pobres, com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos. Contudo, será conhecido no próximo dia 11, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará, também, os dados da inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro de 2023.
A diferença ocorre em função da nova regra de valorização do mínimo. Afinal, ela voltou a vigorar no ano passado e considera dois índices para a formação do cálculo:
- a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 12 meses até novembro;
- índice de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Outros benefícios modificados com o reajuste
Além do salário dos trabalhadores, aposentadorias e pensões, o mínimo serve como base para uma série de outros programas como o recolhimento de contribuições para os microempreendedores individuais (MEIs). Mas o novo valor também altera o piso recebido no seguro-desemprego, no Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), assim como no abono salarial do PIS/Pasep.
Leia mais: URGENTE: Saiu Novo Valor do SALÁRIO MÍNIMO DE 2024! Confira agora
Também foram alterados os valores máximos para o ingresso de famílias no Cadastro Único (CadÚnico), sistema de benefícios sociais do governo. Além do teto dos valores que podem ser discutidos nas varas de Juizados Especiais Cíveis.
Como os aposentados podem consultar o novo valor?

Com o início dos pagamentos em janeiro, os aposentados e pensionistas do INSS terão um acréscimo em seus salários. Mas para descobrir exatamente quanto será depositado na conta, é possível fazer a consulta on-line cerca de 10 dias antes do início do calendário do INSS, que será no dia 25 de janeiro de 2024. Para isso, siga ao passo a passo:
Leia mais: Aposentadoria INSS 2024: Navegue pelas Novas Regras e Prepare-se para a Mudança!
- Acesse o App Meu INSS e faça login;
- No menu, procure por “Extratos”; – Selecione “Extrato de pagamentos”;
- Filtre a busca por “Janeiro/2024”;
- Confira o valor e a data de liberação.
Portanto, é essencial atualizar-se sobre as decisões do governo federal e do INSS que impactam diretamente a vida dos aposentados e pensionistas.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!