Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

VITÓRIA! INSS passa a liberar benefícios mais rápidos

Benefícios que estão na fila de espera do INSS são analisados de forma mais ágil. Confira como ocorre este procedimento!

0

Os beneficiários da Previdência Social podem contar com uma novidade incrível para a comprovação dos seus auxílios. Agora o INSS pretende liberar os benefícios de forma mais ágil e fácil para toda a população.

Assim, houve uma melhora significativa no tempo médio de concessão (TMC) dos benefícios para reduzir as filas do INSS. Confira mais informações sobre quais são as medidas adotadas para a agilidade da concessão de benefícios do INSS.

Agilidade nos benefícios do INSS

Aposentados contam com novas medidas para a agilidade de benefícios (Fonte: Edição/ Diário Oficial Notícias)
Aposentados contam com novas medidas para a agilidade de benefícios (Fonte: Edição/ Diário Oficial Notícias)

Em resumo, o Ministério da Previdência Social tem intensificado os esforços para agilizar fila de concessão de benefícios do INSS. Assim, uma das estratégias adotadas foi a de aumentar a quantidade de perícias médicas por mês. Além disso, o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social tem contribuído para a melhora no tempo de análise dos requerimentos.

Leia mais: ATENÇÃO: Estratégias INFALÍVEIS para Aumentar Sua Aposentadoria – Confira Lista

A princípio, o Programa retomou o pagamento de bônus para os funcionários que trabalharem além da jornada regular. Assim, esse bônus é válido tanto para a análise de requerimentos de benefícios quanto para a realização de perícias médicas. Desse modo, espera-se reduzir ainda mais a fila de requerimentos em análise.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

O que o governo sinaliza sobre a agilidade na concessão de benefícios do INSS?

Assim, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, sinalizou que até dezembro de 2024, a pasta pretende atender a todos os pedidos de benefícios em um prazo máximo de 30 dias. Além disso, a legislação brasileira prevê que o atendimento aconteça em até 45 dias.

Leia mais: NOVIDADE: INSS Anuncia R$2120 em Novembro – Confira os Beneficiários!

Mas, atualmente, somente 55% das pessoas são atendidas nesse prazo, segundo informações governamentais. Desse modo, o governo pretende atender cada vez mais o grupo de segurados que estão solicitando benefícios ao órgão previdenciário.

Além disso, segurados do INSS que precisam solicitar o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) podem fazer o requerimento por meio de análise documental e ter o benefício concedido de forma mais rápida, sem passar pela perícia médica. O processo, que recebeu o nome de Atestmed, pode ser feito por meio do site ou do aplicativo Meu INSS.

Benefícios do INSS

Assim, caso o segurado deseja solicitar um dos benefícios do INSS, como, por exemplo, o auxílio-doença, ele pode solicitar através do aplicativo ou site do Meu INSS. Confira o passo a passo:

Leia mais: URGENTE: Aposentadoria em 2024 com Aumento Confirmado por Lula – Saiba Mais!

  • informe o CPF;
  • a senha do portal gov.br;
  • siga as instruções para o pedido de “benefício por incapacidade”;
  • anexe os documentos solicitados, como atestados e laudos médicos, além dos dados pessoais.

Portanto, após o procedimento, o beneficiário deve escolher a agência mais próxima de sua casa e confirmar a solicitação. Além disso, deve acompanhar a solicitação pela internet ou através da Central Telefônica 135 para que o seu benefício não seja invalidado.

Veja Também:

Nova carteirinha do IDOSO libera benefícios INSS! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.