VITÓRIA! INSS passa a liberar benefícios mais rápidos
Benefícios que estão na fila de espera do INSS são analisados de forma mais ágil. Confira como ocorre este procedimento!
Os beneficiários da Previdência Social podem contar com uma novidade incrível para a comprovação dos seus auxílios. Agora o INSS pretende liberar os benefícios de forma mais ágil e fácil para toda a população.
Assim, houve uma melhora significativa no tempo médio de concessão (TMC) dos benefícios para reduzir as filas do INSS. Confira mais informações sobre quais são as medidas adotadas para a agilidade da concessão de benefícios do INSS.
Agilidade nos benefícios do INSS
Em resumo, o Ministério da Previdência Social tem intensificado os esforços para agilizar fila de concessão de benefícios do INSS. Assim, uma das estratégias adotadas foi a de aumentar a quantidade de perícias médicas por mês. Além disso, o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social tem contribuído para a melhora no tempo de análise dos requerimentos.
Leia mais: ATENÇÃO: Estratégias INFALÍVEIS para Aumentar Sua Aposentadoria – Confira Lista
A princípio, o Programa retomou o pagamento de bônus para os funcionários que trabalharem além da jornada regular. Assim, esse bônus é válido tanto para a análise de requerimentos de benefícios quanto para a realização de perícias médicas. Desse modo, espera-se reduzir ainda mais a fila de requerimentos em análise.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
O que o governo sinaliza sobre a agilidade na concessão de benefícios do INSS?
Assim, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, sinalizou que até dezembro de 2024, a pasta pretende atender a todos os pedidos de benefícios em um prazo máximo de 30 dias. Além disso, a legislação brasileira prevê que o atendimento aconteça em até 45 dias.
Leia mais: NOVIDADE: INSS Anuncia R$2120 em Novembro – Confira os Beneficiários!
Mas, atualmente, somente 55% das pessoas são atendidas nesse prazo, segundo informações governamentais. Desse modo, o governo pretende atender cada vez mais o grupo de segurados que estão solicitando benefícios ao órgão previdenciário.
Além disso, segurados do INSS que precisam solicitar o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) podem fazer o requerimento por meio de análise documental e ter o benefício concedido de forma mais rápida, sem passar pela perícia médica. O processo, que recebeu o nome de Atestmed, pode ser feito por meio do site ou do aplicativo Meu INSS.
Benefícios do INSS
Assim, caso o segurado deseja solicitar um dos benefícios do INSS, como, por exemplo, o auxílio-doença, ele pode solicitar através do aplicativo ou site do Meu INSS. Confira o passo a passo:
Leia mais: URGENTE: Aposentadoria em 2024 com Aumento Confirmado por Lula – Saiba Mais!
- informe o CPF;
- a senha do portal gov.br;
- siga as instruções para o pedido de “benefício por incapacidade”;
- anexe os documentos solicitados, como atestados e laudos médicos, além dos dados pessoais.
Portanto, após o procedimento, o beneficiário deve escolher a agência mais próxima de sua casa e confirmar a solicitação. Além disso, deve acompanhar a solicitação pela internet ou através da Central Telefônica 135 para que o seu benefício não seja invalidado.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!