VEJA: CNU deve ter convocações de aprovados ainda em 2024
Ministra anuncia prazo estimado para convocações do Concurso Nacional Unificado (CNU) para 2024
A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, anunciou um prazo esperado para as convocações dos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU). Segundo a gestora, a expectativa é de que os chamamentos ocorram ainda em 2024, oferecendo novas oportunidades para ingressar no serviço público.
A novidade foi divulgada durante uma coletiva de imprensa realizada logo após a aplicação das provas escritas, no último domingo (18/08). Em seu discurso, Dweck celebrou a realização do primeiro Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos Concursos, afirmando que essa iniciativa vai transformar o cenário do funcionalismo público brasileiro.
Leia Mais: Importante! STF Vai Reavaliar ‘Revisão da Vida Toda’ Este Mês – Entenda o Que Está em Jogo
Prazo para convocações do CNU
Os candidatos que forem aprovados no CNU podem ser convocados para nomeação no último bimestre de 2024. De acordo com a ministra Esther Dweck, a lista de chamados deverá ser divulgada em novembro, permitindo que os novos servidores iniciem suas atividades ainda antes da virada do ano.
Se os aprovados não se apresentarem para assumir os cargos pleiteados, a organização do certame prosseguirá com novas convocações. A ministra esclareceu que aqueles que não responderem às chamadas serão desclassificados, seguindo as normas do concurso.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como será o estágio probatório do CNU?
Os convocados ingressarão no estágio probatório, que terá duração de três anos, conforme a legislação vigente. Durante esse período, os novos servidores também participarão do curso de formação (CF) previsto nos editais. De acordo com a ministra, o CF está planejado para iniciar em janeiro de 2025, complementando a capacitação dos novos servidores.
Leia mais: Quer Saber Como emitir a nova Carteira de Identidade Nacional? Então Clique Aqui e Veja
Qual a importância da diversidade no CNU?
A ministra do MGI, em sua coletiva de imprensa, além de falar sobre o prazo de convocação, comemorou o sucesso da aplicação das provas do primeiro Enem dos Concursos em mais de 200 cidades brasileiras. Para ela, a diversificação regional dessas provas visa a “mudar a cara do serviço público brasileiro” e refletir a diversidade do país dentro dos órgãos públicos.
A diversidade como objetivo central
Essa fala refere-se não só às diferenças regionais, mas também à inclusão étnico-racial. Segundo Dweck, mais de 400 mil inscritos participaram em categorias de cotas no CNU. Esses candidatos optaram pelas vagas reservadas a pessoas com deficiência (PcD), negros ou indígenas, mostrando a inclusão como um dos objetivos centrais do concurso.
-
- Inclusão de PcDs, negros e indígenas.
-
- Mais de 400 mil inscritos nessas categorias.
-
- Provas aplicadas em mais de 200 cidades.
“Esse [garantir a diversidade] é o nosso grande objetivo desde o início, quando tomamos essa decisão. Felizmente, conseguimos realizar essa prova e acreditamos que isso tem um potencial enorme de transformar o serviço público federal”, celebrou a ministra.
Como acompanhar as convocações do CNU?
Para acompanhar as convocações, os candidatos devem ficar atentos ao site oficial do Concurso Nacional Unificado e aos comunicados do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Além disso, a organização do certame deve enviar notificações aos aprovados por e-mail, garantindo que todos estejam informados sobre os próximos passos.
-
- Acompanhe o site oficial do CNU.
-
- Verifique regularmente seu e-mail.
-
- Esteja atento aos comunicados do MGI.
A expectativa pela convocação dos aprovados no CNU está crescendo e, com o anúncio da ministra Esther Dweck, muitos candidatos veem esperança em um futuro transformador no serviço público brasileiro. Essa é uma oportunidade única de diversificação e inclusão que promete trazer benefícios significativos para a administração pública do país.
Leia Mais: Aproveite agora! Desconto de 99% em Dívidas é Aprovado pelo Governo – Renegocie Já!
Veja Também: STF DECIDIU! AUMENTO nas APOSENTADORIAS!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!