Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Veja agora se pode fazer Empréstimo Consignado estando negativado?

Está com o nome sujo? Saiba tudo sobre o empréstimo consignado mesmo negativado.

0

O empréstimo consignado se destaca como uma opção vantajosa para muitos, especialmente aposentados, pensionistas e servidores públicos, oferecendo taxas de juros atrativas, prazos extensos para pagamento e a comodidade de ter as parcelas descontadas diretamente da folha. No entanto, quem está com o nome negativado, será que também pode acessar essa modalidade de crédito?

Entendendo o empréstimo consignado e suas vantagens

idoso usando óculos com a mão no queixo, indicando ter uma dúvida
Saiba se quem tem o nome sujo pode contratar empréstimo consignado. (Fonte: Reprodução Google)

O empréstimo consignado se caracteriza por ter suas parcelas debitadas automaticamente do salário ou benefício do contratante, o que reduz significativamente o risco de inadimplência para a instituição financeira. 

Desse modo, essa característica, por sua vez, permite que os bancos ofereçam condições mais favoráveis aos clientes, como:

Leia mais: Notícia Boa: Confira os Lançamentos de Filmes e Séries Desta Semana. Veja Agora!

  • Taxas de juros mais baixas: Em comparação a outras linhas de crédito, como o empréstimo pessoal, o consignado geralmente apresenta taxas de juros bem menores, tornando-o uma opção mais econômica para o tomador.
  • Prazo para pagamento mais longo: O consignado permite financiar seus projetos em prazos mais extensos, que podem chegar a até 72 meses, proporcionando, assim, maior flexibilidade para o cliente no pagamento das parcelas.
  • Desconto direto na folha: A principal vantagem do consignado reside na praticidade do desconto automático das parcelas. Isso elimina a preocupação de ter que se lembrar de fazer os pagamentos manualmente, evitando atraso e inadimplência.
  • Rápida aprovação e liberação: Devido ao baixo risco de inadimplência, o processo de análise e aprovação do empréstimo consignado costuma ser mais rápido, possibilitando que o cliente tenha acesso ao dinheiro com mais agilidade.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Empréstimo consignado para quem tem nome sujo

Sim, geralmente, é possível para negativados obter o empréstimo consignado. Assim, justamente por ter o desconto das parcelas realizado diretamente na fonte pagadora, o risco de inadimplência para a instituição financeira se torna consideravelmente menor, mesmo para quem possui restrições no nome.

Leia mais: Concurso INSS 2024: Oportunidades para todos os níveis de escolaridade. Não fique de fora!

No entanto, é importante ressaltar que, mesmo com a garantia da fonte pagadora, algumas instituições podem optar por não liberar o crédito para negativados. Isso ocorre porque, mesmo com o desconto automático, o histórico de crédito do solicitante ainda é considerado na análise, e a presença de dívidas em atraso pode influenciar na decisão do banco.

Leia mais: Quais os IMPACTOS da INADIMPLÊNCIA Previdenciária para o Trabalhador! VEJA

Pontos relevantes a considerar

  • Margem consignável: Cada cliente possui uma margem consignável, que representa o percentual máximo da renda que pode ser comprometido com o pagamento de consignações. Essa margem é definida por lei e varia conforme a categoria do profissional, sendo fundamental para determinar o valor do empréstimo que poderá ser contratado.
  • Limite de linhas de crédito: Também existem limites para a quantidade de linhas de crédito consignáveis ativas que um mesmo cliente pode ter. No caso do empréstimo consignado, o limite atual é de 13 linhas, enquanto para cartões consignados (crédito e benefício) o limite é de 2 linhas cada.
  • Consulta aos birôs de crédito: Apesar da garantia da fonte pagadora, os bancos ainda podem realizar consultas aos birôs de crédito para avaliar o histórico financeiro do solicitante. Essa consulta pode influenciar na decisão final da instituição, mesmo que o cliente esteja negativado.

Veja Também: LULA vai ANTECIPAR salário de R$1.412,00?

URGENTE: LULA vai ANTECIPAR salário de R$1.412,00? DESCUBRA se VOCÊ tem DIREITO! (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.