Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Veja Agora; PAGAMENTO 14º SALÁRIO INSS foi APROVADO?! QUANDO será PAGO o 14º salário dos APOSENTADOS?

Saiba tudo sobre o 14º salário do INSS: status atual, quem terá direito e como consultar os valores.

0

O tema do 14º salário do INSS tem despertado grande interesse entre aposentados e pensionistas, especialmente após a antecipação do 13º salário nos últimos anos. A possibilidade de um pagamento extra visa amenizar os impactos financeiros enfrentados pelos beneficiários, principalmente durante períodos de maior despesa. Mas afinal, o 14º salário do INSS foi aprovado? Continue a leitura e saiba mais.

O projeto do 14º salário

Desde sua proposição, o Projeto de Lei (PL 4.367/20) que institui o 14º salário do INSS tem gerado expectativas entre a população beneficiada. Idealizado para vigorar durante dois anos, em resposta aos desafios impostos pela pandemia, o projeto busca assegurar um abono extra aos aposentados e pensionistas

Apesar de ter avançado para a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, aguarda atualmente a formação de comissões temporárias para análise detalhada.

Leia mais: Urgente: Hospital Infantil em Kiev é Atingido por Bombardeio Russo. Veja Mortes!

A proposta, que limita o abono a até dois salários mínimos, recebeu amplo apoio popular durante sua fase inicial de tramitação. No entanto, sua progressão depende da avaliação dos impactos financeiros pelo Ministério da Fazenda e da conclusão das etapas legislativas necessárias.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Status atual e processo de aprovação

casal de idosos usando tablet
Veja status do projeto do 14º salário do INSS. (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícias)

Até o momento, o projeto do 14º salário do INSS está na fase de espera pela criação das comissões parlamentares que o analisarão em detalhe. Aprovado na Câmara dos Deputados, seguirá para o Senado Federal, onde passará por novas avaliações e votações. 

A definição do calendário para a liberação do benefício está sujeita aos trâmites legislativos, sendo que a possível implementação do pagamento só ocorreria no próximo ano, mesmo em cenário otimista.

Leia mais: Urgente: Vovós do Crime Aplicam Golpe do INSS. Confira Agora!

A falta de uma previsão concreta para a aprovação tem deixado muitos beneficiários na expectativa, especialmente aqueles que estão passando por dificuldades financeiras. 

É importante destacar que, mesmo com apoio e tramitação avançada, o processo legislativo requer tempo para análise detalhada e deliberação.

Quem terá direito ao 14º salário e como consultar os valores

Caso aprovado, todos os aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS terão direito ao 14º salário, conforme previsto no projeto de lei em discussão. Os detalhes sobre o cronograma de pagamento e os procedimentos para consulta dos valores serão divulgados pelo próprio INSS, através de seu site oficial e do aplicativo Meu INSS

É fundamental que os beneficiários estejam cadastrados no aplicativo para acesso seguro às informações.

Leia mais: Síndrome do Impostor: Como Ela Afeta Sua Saúde e Produtividade! SAIBA O QUE FAZER!

É importante notar que benefícios como o auxílio-acidente ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC Loas) não estão inclusos no abono adicional proposto, assim como também não recebem 13º salário. Portanto, é necessário verificar especificamente os critérios estabelecidos pelo projeto para garantir o recebimento correto do benefício.

Veja Também: BANCOS estão PROIBIDOS de COBRAR CONSIGNADOS!

NOVA LEI: BANCOS estão PROIBIDOS de COBRAR esses CONSIGNADOS – SAIBA AGORA!( Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.