Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Veja agora: O que é um empréstimo Consignado e como ele Funciona – Não perca!

Venha sanar todas as dúvidas sobre o empréstimo consignado de uma vez por todas!

0

Se você está passando por dificuldades financeiras, seja para lidar com despesas extras, concretizar projetos adiados ou simplesmente para aliviar a pressão financeira, considere adotar uma estratégia inteligente: o empréstimo consignado.

Com taxas de juros geralmente mais favoráveis em comparação com outras opções de crédito, o empréstimo consignado surge como uma alternativa atrativa para quem busca equilibrar as finanças.

A seguir você verá como funciona essa modalidade e outras informações importantes para você decidir se é vantajoso para sua situação!

O Que é o Empréstimo Consignado?

Veja agora: O que é um empréstimo Consignado e como ele Funciona - Não perca!
Veja agora: O que é um empréstimo Consignado e como ele Funciona – Não perca! (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias).

Apesar do termo parecer complicado, o conceito do empréstimo consignado é bastante simples. É uma forma de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício previdenciário do solicitante.

Leia mais: Como idosos podem solicitar isenção do IPTU e economizar? Então confira todos os detalhes aqui

Em termos simples, ao optar por um empréstimo consignado, as parcelas são retiradas automaticamente antes mesmo de receber o valor total em sua conta bancária.

Essa característica fundamental reduz significativamente o risco de inadimplência, o que permite que as instituições financeiras ofereçam taxas de juros mais baixas em comparação com outros tipos de empréstimos.

Leia mais: FGTS Digital: Substituição de saque-aniversário por crédito consignado? Então entenda o que pode mudar

Como Funciona o Empréstimo Consignado?

Como mencionado, o funcionamento básico do empréstimo consignado é baseado no desconto direto do salário ou benefício do solicitante. Isso significa que as parcelas são deduzidas automaticamente de seus rendimentos.

Outra regra importante é a margem consignável, que representa o limite máximo que pode ser comprometido para o pagamento das parcelas.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Segundo a Lei n.º 14.341/2022, a parcela mensal não pode exceder 35% do salário bruto do indivíduo. Portanto, se o salário bruto for de R$ 3.200, o valor máximo da parcela deve ser de até R$ 1.120 por mês. Isso é calculado multiplicando a renda bruta por 35 e dividindo por 100.

Além disso, as taxas de juros reduziram no ano de 2024. De 1,76%, a taxa máxima que pode ser cobrada é de 1,72% ao mês.

Quem Pode Solicitar o Empréstimo Consignado?

Embora muitos pensem que apenas aposentados podem solicitar, o empréstimo consignado está disponível para uma variedade de perfis. Além de aposentados, incluem-se:

Leia mais: BOA NOTÍCIA: Mega Feirão Libera 96% de Desconto nas suas Dívidas! Veja então como aproveitar aqui

  • Servidores Públicos: Funcionários de órgãos públicos federais, estaduais ou municipais podem ter acesso ao empréstimo consignado, dependendo dos convênios estabelecidos.
  • Trabalhadores CLT: Funcionários de empresas privadas sob regime CLT também podem solicitar o empréstimo consignado, desde que a empresa tenha convênio com uma instituição financeira.
  • Aposentados e Pensionistas do INSS: Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem usufruir do empréstimo consignado, com taxas de juros máximas estipuladas em 1,72% para empréstimos e 2,54% para o cartão de crédito consignado.

Em suma, o empréstimo consignado se mostra como uma solução financeira viável para diversos perfis, oferecendo taxas competitivas e condições acessíveis de pagamento.

Antes de solicitar, é essencial avaliar suas necessidades e capacidade de pagamento para garantir uma escolha consciente e responsável.

Leia mais: Nova Lei do Farol: Confira as Mudanças e Como Evitar Multas no Trânsito

Quando compensa pegar empréstimo?

Pegar um empréstimo pode ser vantajoso em várias situações. Por exemplo, se você tem a oportunidade de investir o dinheiro em algo que oferece um retorno financeiro maior do que os juros do empréstimo, como investimentos em educação, negócios ou propriedades.

Além disso, consolidar dívidas de juros altos em um único empréstimo com uma taxa de juros mais baixa pode reduzir os pagamentos mensais totais, ajudando a controlar melhor suas finanças.

No entanto, é importante avaliar cuidadosamente os custos e os benefícios antes de decidir pegar um empréstimo, garantindo que seja uma escolha financeiramente responsável.

Veja Também: MARAVILHA: STF faz SURPRESA para os APOSENTADOS – REVISÃO da VIDA TODA! VEJA o que ACONTECEU

MARAVILHA: STF faz SURPRESA para os APOSENTADOS – REVISÃO da VIDA TODA! VEJA o que ACONTECEU (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.