VEJA AGORA: Aposentadoria Híbrida do INSS – Entenda a Nova Modalidade!
Trabalhador pode somar o tempo de atividade rural junto ao tempo de atividade urbana. Confira mais informações!
Agora os trabalhadores que forem solicitar a aposentadoria do INSS podem contar com uma modalidade especial. A modalidade híbrida possibilita ao trabalhador somar o tempo de atividade rural junto ao tempo da atividade urbana, para assim alcançar o período necessário para obter o benefício.
Desse modo, é muito importante que os novos contribuintes entendam o passo a passo dessa modalidade para solicitar de forma correta. Confira mais informações sobre a aposentadoria híbrida.
Aposentadoria híbrida INSS

A aposentadoria híbrida do INSS é uma modalidade que proporciona ao trabalhador somar o tempo de atividade rural juntamente ao tempo da atividade urbana, para assim alcançar o período necessário para obter o benefício.
Leia mais: O que é revisão da vida toda e como ela impacta o benefício do INSS? Entenda
Assim, para a concessão da aposentadoria híbrida do INSS é necessário ter formado partes de cada tipo de atividade executada, pois precisa-se concluir o misto de atividade urbana e rural. Mas, vale lembrar que a idade mínima continua a mesma igual para a aposentadoria híbrida.
Desta forma, entende-se que a aposentadoria híbrida pelo INSS é concedida usualmente aos trabalhadores que deram início às atividades no âmbito rural e posteriormente migraram para as atividades urbanas. Ou vice-versa.
Antes da homologação da Reforma da Previdência em novembro de 2019, o respectivo benefício era conhecido por “aposentadoria por idade híbrida”. Mas, através da Emenda Constitucional (EC) n.º 103, de 2019, apenas o auxílio ficou programado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Veja quais são os requisitos para a aposentadoria híbrida
Assim, para atender aos requisitos da modalidade da aposentadoria híbrida pelo INSS, o segurado irá depender se ele conseguiu ou não cumprir todos os direitos básicos para se aposentar antes ou depois da Reforma da Previdência. Confira quais são antes da Reforma da Previdência:
Leia mais: VEJA AGORA: BPC do INSS – Entenda Quem Tem Direito e Como Fazer a Solicitação!
- Carência de 180 meses;
- Idade de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens.
Após a Reforma da Previdência:
- Tempo de contribuição de 15 anos;
- Idade de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.
Valor da aposentadoria híbrida INSS
Desse modo, os trabalhadores que forem contar com a aposentadoria híbrida do INSS, podem contar com os seguintes valores antes da Reforma da Previdência:
Leia mais: ALERTA: Novas Taxas Menores para Consignado – Proposta da Previdência!
- O cálculo do Salário do Benefício até essa data com média dos 80% dos maiores salários;
- Desta média, ocorre a disponibilidade de 70% + 1% para cada ano de carência, existindo uma limitação dessa porcentagem em até 100%.
Após a Reforma da Previdência:
- Cálculo baseia-se na média de todos os salários;
- Desta média, é disponibilizado 60% + 2% ao ano que ultrapassar 20 anos de tempo de contribuição para homens ou 15 anos de contribuição para mulheres.
Além disso, é visto que a aposentadoria híbrida do INSS possui um cenário mais complexo com a Reforma da Previdência, justamente porque não há a regra de transição. Assim, é essencial consultar um advogado previdenciário para descobrir qual a opção mais vantajosa de aposentadoria.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!