Vazamento de dados do INSS: 40 milhões de aposentados em risco!
Um grande vazamento de dados do INSS expôs informações pessoais de milhões de aposentados e pensionistas brasileiros. Leia mais e proteja-se!
Recentemente, uma situação preocupante veio à tona envolvendo cerca de 40 milhões de aposentados e pensionistas no Brasil. Uma falha de segurança confirmada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) resultou na exposição de dados cadastrais de milhões de brasileiros. Essa exposição se deu por meio de acessos indevidos que se perpetuaram ao longo de várias décadas.
Esses acessos foram realizados utilizando credenciais de servidores públicos de órgãos externos ao INSS, que mesmo após se aposentarem ou serem exonerados, mantinham suas senhas ativas. A falta de controle e monitomento sobre essas credenciais abriu margem para uma série de riscos relacionados à segurança da informação dos beneficiários.
Leia Mais: Como Pedir Empréstimo Pessoal no PicPay: Guia Completo para Conquistar Seu Crédito!
Como Ocorreu a Exposição de Dados dos Beneficiários?
O sistema responsável por armazenar as informações é o Sistema Único de Informações de Benefícios (Suibe), que compila dados como nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF), tipo de benefício, data de concessão e valor recebido. Importante ressaltar que, apesar da gravidade do incidente, o Suibe não é utilizado para a liberação dos benefícios, o que, de acordo com o INSS, impediu prejuízos maiores aos cofres públicos.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Qual a Resposta do INSS à Vulnerabilidade?
No que diz respeito à ação imediata, o INSS, através da Dataprev – responsável pela infraestrutura tecnológica do Suibe –, identificou um aumento significativo no número de requisições ao sistema, o que levou à suspensão imediata das senhas externas. Além disso, um novo protocolo para a concessão de acessos por parte de outros órgãos federais foi implementado, exigindo medidas de segurança adicionais como certificado digital e criptografia.
Leia Mais: Descubra Como Garantir R$ 1.412 + Bônus de R$ 706 Mensais Pelo INSS
Quais São as Implicações Futuras Para a Segurança das Informações?
Após essa exposição de dados e com as novas regras de segurança já em vigor, espera-se que todos os sistemas relacionados à gestão de benefícios do INSS passarão a contar com medidas similares. Isso inclui a adição de autenticação de duplo fator, criptografia avançada e outros mecanismos que garantam a integridade e confidencialidade das informações dos cidadãos.
Essa mudança não apenas visa a proteger os dados como também restabelecer a confiança dos beneficiários no sistema de seguridade social brasileiro. No momento, o INSS está conduzindo uma investigação para determinar se houve efetivamente vazamento de informações e qual o possível impacto para os segurados envolvidos. Dependendo dos resultados, o caso pode ser levado à Polícia Federal para as devidas providências legais.
O caso serve como um alerta sobre a importância da gestão de credenciais e acesso à informação em órgãos públicos, reforçando a necessidade de atualizações constantes nas práticas de segurança da informação, inclusive monitoramento contínuo e desativação imediata de acessos não mais autorizados.
Leia Mais: Descubra se Você Pode Perder seu Bolsa Família por Não Votar
Veja também: Aprovado no SENADO agora! Saiba tudo!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar