Urgente: Suspensão do PIS/PASEP. Veja Todos os Detalhes!
Veja o que vai acontecer daqui pra frente.
Na recente sessão da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, uma reformulação tributária foi aprovada com foco significativo no mercado de milho brasileiro. As mudanças, que ocorreram no dia 12 de junho deste ano, referem-se especificamente à isenção temporária de PIS/PASEP e COFINS sobre a venda de farelo e óleo de milho. Uma medida com grande potencial de influenciar positivamente tanto a produção interna quanto as exportações.
O ajuste legislativo proposto surgiu após a Câmara dos Deputados realizar alterações no projeto inicial, levando a proposta a seguir para a Comissão de Assuntos Econômicos para uma análise mais profunda. Essa suspensão dos impostos é vista como um estímulo fiscal que procura fortalecer o segmento de milho, estimular a competitividade e aliviar o cenário tributário para os empresários do ramo.
O que Significa a Suspensão do PIS/PASEP e COFINS para o Setor de Milho?

Importante frisar que a suspensão aprovada não interfere no abono salarial do PIS/PASEP, que continuará a ser pago segundo o calendário existente. O foco está na diminuição da carga tributária sobre o comércio de subprodutos de milho, alinhando esse tratamento ao já conferido à soja, um dos principais produtos de exportação do Brasil.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como Isso Afeta as Empresas do Setor?
As empresas envolvida na produção e comercialização de farelo e óleo de milho terão a possibilidade de manter mais capital de giro, devido à diminuição de encargos tributários. Isso permite maior liquidez e facilidade no reinvestimento ou na expansão de suas operações.
- Redução de custos diretos com tributos.
- Possibilidade de acumular crédito presumido para uso contra outros tributos.
- Oportunidade de solicitar a restituição financeira de tributos indiretos.
Impactos a Longo Prazo para o Agronegócio Brasileiro
Segundo Tereza Cristina, a relatora da proposta e senadora, essa isenção representa uma estratégia enfática para diminuir a acumulação de créditos tributários, um desafio constante para as empresas que atuam com vigor no mercado externo. A medida promete criar um ambiente mais favorável para que o Brasil não exporte tributos junto com seus produtos, favorecendo assim uma maior competitividade internacional.
Leia mais: INCRÍVEL: 6 Contas que Idosos Nunca Mais Precisam Pagar! Veja Quais São Agora!
Em uma época de busca por eficiência e inovação no agronegócio, especialistas veem essa nova política tributária como um avanço significativo. Não somente pela assistência direta ao setor de milho, mas por seu potencial de fortalecer toda a cadeia produtiva relacionada, representando uma vitória significativa para a economia agrícola nacional.
Em suma, com a implementação efetiva dessas mudanças, espera-se que o Brasil solidifique ainda mais sua posição como um dos líderes globais no mercado de agronegócios, impulsionando a geração de empregos e o crescimento econômico sustentável a longo prazo.
Leia mais: REVELADO: Saiba Agora Qual Será o Valor do Salário Mínimo em 2025! Não Perca Tempo!
Veja Também: valores surpreendentes do salário mínimo de 2025!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!