URGENTE: Saque dos atrasados do PIS Pasep tem novo prazo anunciado pela Caixa! Confira para não perder
Inicialmente, o prazo estava fixado para 30 de junho deste ano, mas devido a fatores complexos, houve a necessidade de um prolongamento.
O Ministério da Fazenda anunciou recentemente que a conclusão do novo sistema de tecnologia da informação, crucial para operacionalizar os pagamentos das cotas do antigo fundo PIS/Pasep, foi adiada para 28 de outubro de 2024. Inicialmente, o prazo estava fixado para 30 de junho deste ano, mas devido a fatores complexos, houve a necessidade de um prolongamento.
A Caixa Econômica Federal será a responsável pela execução dos pagamentos assim que o novo sistema estiver em operação. Em comunicado ao portal Brasil 61, o Ministério assegurou que o desenvolvimento do sistema encontra-se em andamento, justificando que a ampliação do prazo é uma medida necessária.
Histórico dos Saques do Fundo PIS/Pasep

Desde agosto de 2018, milhões de brasileiros têm sacado suas cotas do Fundo PIS/Pasep. O total de recursos disponíveis para saque atinge os R$ 35 bilhões, conforme informações do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Em 2019, as regras foram ajustadas para permitir que herdeiros de beneficiários falecidos também pudessem acessar os valores.
Em abril de 2020, o governo decidiu extinguir o fundo e transferir os recursos para as contas do FGTS dos trabalhadores, facilitando o saque através do aplicativo correspondente. Mesmo assim, até 2023, muitos brasileiros ainda não haviam retirado suas cotas, totalizando R$ 26,3 bilhões disponíveis.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Quem tem Direito ao Saque do PIS/Pasep?
De acordo com o advogado trabalhista Giovanni Cesar, várias categorias de pessoas têm direito ao saque do Fundo PIS/Pasep:
- Reservistas da Polícia Militar
- Aposentados por idade ou invalidez
- Pessoas acima de 60 anos
- Portadores de neoplastia maligna
Além disso, trabalhadores que:
- Estiverem cadastrados há pelo menos cinco anos no PIS/Pasep
- Receberem, em média, até dois salários mínimos
- Trabalharam pelo menos 30 dias no ano base
Leia mais: Pagamento do INSS de JULHO começa nesta semana! Veja as DATAS OFICIAIS
Como se Prevenir Contra Golpes ao Acessar o PIS/Pasep?
Com a alta circulação de informações pessoais, há riscos consideráveis de fraudes e golpes, especialmente em processos relacionados ao saque de benefícios como o PIS/Pasep.
Giovanni Cesar adverte que um golpe comum é o envio de mensagens fraudulentas por WhatsApp ou SMS, solicitando dados pessoais com o pretexto de acessar o benefício. “É fundamental estar alerta e evitar repassar informações pessoais por esses meios. Caso haja qualquer dúvida, o mais seguro é ir diretamente a uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil”, recomenda o advogado.
Leia mais: Desconto de até 65% na conta de luz – Veja como conseguir
Quais são as Regras para os Herdeiros e Dependentes?
Mesmo com a transferência dos recursos ao Tesouro, trabalhadores podem resgatar suas cotas do PIS/Pasep em até cinco anos. Em caso de falecimento do beneficiário, os dependentes e herdeiros têm o direito de acessar os valores. Contudo, a disponibilidade dos recursos está condicionada à conclusão do novo sistema de tecnologia da informação.
Leia mais: Nova funcionalidade do WHATSAPP – Confira
Este é um momento crucial para muitos brasileiros que aguardam ansiosamente pelo acesso aos seus direitos. A demanda por um sistema eficiente e seguro é fundamental para garantir que todos recebam seus benefícios sem dificuldades nem riscos.
Veja também: INSS: AUMENTO de SALÁRIO APROVADO esse MÊS?!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes
sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias:
Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista