URGENTE! NOTÍCIA DO INSS: 13 Salário do INSS com Aumento de Salário para TODOS – Confira quando será pago
A seguir, veja a expectativa do INSS quanto ao pagamento do 13 salário.
O INSS esclareceu recentemente a dúvida que todos querem saber a respeito do 13 salário. As expectativas de antecipação seguem altas pelos beneficiários da autarquia. Sendo assim, veja a seguir o que o órgão pretende fazer esse ano.
Décimo terceiro do INSS 2024: pagamento será antecipado?
Muitas pessoas estão se perguntando se o 13º salário do INSS em 2024 será antecipado. Essa pergunta faz sentido, já que o governo vem adiantando esse pagamento para os aposentados, como ocorre há três anos.
Leia mais: Saiba como a Lei do Superendividamento ajuda aposentados e pensionistas a renegociar dívidas
Em maio de 2023, o presidente Lula emitiu um decreto antecipando os pagamentos do décimo terceiro dos aposentados. Essa antecipação aconteceu em duas partes, cobrindo os meses de maio e junho de 2023. O governo anunciou essa medida na época para estimular a economia, injetando R$ 62,6 bilhões, beneficiando milhares de aposentados e pensionistas.
Segundo o INSS, não há previsão de antecipação em 2024. Por isso, o plano atual é realizar os pagamentos do décimo terceiro nos meses de novembro e dezembro, conforme as datas padrão desse abono.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Antecipações do 13 salário do INSS
Primeiramente, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro começou a pagar o abono natalino para aposentados e pensionistas mais cedo, em abril e maio. Isso aconteceu devido a um decreto que o ex-presidente Bolsonaro assinou.
Nesse sentido, desde 2020, a primeira parte do 13 salário estava caindo na conta dos beneficiários nos meses de abril e a segunda em maio. Isso se tornou automático, não precisando mais de um decreto presidencial.
Durante a pandemia da Covid-19, o pagamento foi feito em maio e julho para ajudar a economia. Nos anos de 2022 e 2023, a primeira parte do 13º para os segurados do INSS foi paga entre 25 de abril e 6 de maio, e a segunda parte entre 25 de maio e 7 de junho.
Possível Calendário
Por fim, caso o governo não se pronuncie quanto ao pagamento do 13 salário do INSS, o calendário seguiria seu padrão normal: A primeira parte iria cair com o salário de novembro e a segunda, com o salário do mês de dezembro. Cada parte tem datas específicas, divididas conforme o último número do benefício e o salário do beneficiário, que pode ser um salário mínimo ou mais.
Leia mais: COMEMORE! DEVOLUÇÃO DE DINHEIRO PARA QUEM TRABALHOU ATÉ 1988 – Veja como receber
Como se encontra o projeto do 14º salário do INSS
Por fim, o 14º salário, que estava inicialmente planejado para sair em 2020 e 2021, tem como propósito ajudar os beneficiários do INSS, e compensar os impactos da crise da Covid-19 que afetou, acima de todos, os aposentados e pensionistas.
Leia mais: INSS 2024: Entenda os Reajustes, Calendário de Pagamentos e Como Consultar Online!
Assim, a proposta do 14º salário para esse grupo já recebeu aprovação da Comissão de Finanças e Tributação. Ela propõe o pagamento do abono, que se limita a dois salários mínimos, em março dos anos 2022 e 2023.
Assim, seguimos aguardando a análise da Comissão de Constituição e Justiça para que o texto seja avaliado.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!