Urgente: INSS identifica novo golpe com beneficiários – Confira como se proteger
INSS alerta sobre novo golpe contra beneficiários do BPC e oferece dicas para evitar fraudes.
Nos últimos tempos, uma nova fraude tem ameaçado os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). Esse novo golpe está sendo praticado por criminosos que buscam extorquir idosos e pessoas com deficiência.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta que os golpistas estão enviando mensagens via SMS ou WhatsApp, alegando que as vítimas têm direito ao benefício, mas exigem um pagamento superior a R$ 400 para liberar os valores. Continue a leitura e saiba mais.
Como funciona o BPC?
O Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) é um auxílio mensal equivalente a um salário mínimo, atualmente R$ 1.412, destinado a pessoas com deficiência de qualquer idade e a idosos a partir de 65 anos que vivem em situação de vulnerabilidade.
Para ter direito a esse benefício, é necessário comprovar a condição de baixa renda, por meio da inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esse processo é essencial para garantir que os recursos cheguem às pessoas que realmente necessitam.
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Infelizmente, os criminosos têm se aproveitado desse benefício para enganar pessoas vulneráveis. De acordo com o INSS, um servidor da Previdência Social de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, denunciou o golpe.
Ele encontrou um intermediário que deu entrada no BPC/Loas de um idoso e se cadastrou como seu procurador. Esse caso foi descoberto quando o idoso foi a uma agência do INSS e relatou ter recebido mensagens sobre a liberação do benefício.
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Como os criminosos agem?
Os golpistas utilizam várias táticas para enganar suas vítimas. No caso mencionado, ao verificar o cadastro do idoso nos sistemas, o servidor encontrou vários procuradores cadastrados no mesmo pedido do benefício.
Além disso, o registro de um e-mail e um número de telefone, que o idoso não reconhecia, estava associado ao seu cadastro no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Esse tipo de detalhe é o que os criminosos usam para forjar a liberação do benefício e obter dinheiro de forma ilícita.
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O INSS encaminhou o caso à Polícia Federal (PF) para investigação. Os criminosos enviaram mensagens marcando data, hora e local para o recebimento do benefício, preservando as informações pessoais da vítima.
No entanto, eles incluíram um boleto de pagamento de R$ 423,60, alegando ser uma taxa de escritório para liberar o benefício.
Medidas de proteção contra fraudes

Para se proteger desse tipo de golpe, é importante estar ciente de que o INSS nunca entra em contato direto com os beneficiários para solicitar dados ou documentos por e-mail, WhatsApp ou outros meios de mensagens.
O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS, disponível no site gov.br/meuinss ou como aplicativo para celular. Os beneficiários devem evitar enviar documentos por e-mail e desconfiar de mensagens que solicitem tais informações.
O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41, e o INSS nunca envia links. As informações sobre o andamento dos processos são disponibilizadas apenas no Meu INSS. Além disso, a biometria facial, necessária para alguns processos, é feita exclusivamente pelo aplicativo Gov.br. Qualquer convocação do INSS para apresentar documentos é registrada no Meu INSS e pode ser verificada pelo telefone 135.
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Os beneficiários devem utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para agendar serviços ou entregar documentos: o aplicativo ou site Meu INSS e as agências da Previdência Social, mediante agendamento.
Quando o INSS liga para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações para confirmar a identidade de quem telefonou. Isso é um procedimento de segurança para proteger os beneficiários contra fraudes.
Dicas práticas de segurança
- O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados nem pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros meios de mensagens.
- O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular). O segurado jamais deve enviar documentos por e-mail.
- O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links. Apenas informa sobre o andamento dos processos no Meu INSS.
- A biometria facial é feita exclusivamente pelo aplicativo Gov.br.
- Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e também pode ser verificada pelo telefone 135.
- A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento).
- Quando alguém liga para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou.
- Mantenha seus dados de contato atualizados, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
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