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Urgente: INSS cortou R$ 2,4 bilhões em benefícios- Veja quem foi prejudicado

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O Ministério da Previdência Social anunciou recentemente uma economia de R$ 2,4 bilhões decorrente de revisões em benefícios de incapacidade temporária, também conhecidos como auxílios-doença. Esse valor foi acumulado entre 9 de julho e 31 de dezembro de 2023, após uma série de inspeções conduzidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O processo de revisão resultou na alta de 52% dos 684.262 beneficiários que passaram por perícia até agora. A cada corte realizado, o governo economizou em média R$ 1.745,07. A notícia, relatada inicialmente pela Folha de São Paulo, evidencia o impacto financeiro do projeto de revisão.

Como é Realizada a Revisão dos Benefícios do INSS?

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Veja tudo sobre os mais novos cortes do INSS. (Fonte: Agência Brasil)

A revisão dos benefícios se concentra em auxílios mantidos há mais de 24 meses. Além disso, cerca de 2 milhões de Benefícios de Prestação Continuada (BPC/Loas) estão sendo revisados, passando por análise cadastral e de renda. Os beneficiários também serão avaliados por perícia médica e assistência social.

Parte deste esforço está ligado ao sistema Atestmed, que gera benefícios por incapacidade temporária de forma automatizada. Com o uso dessa tecnologia, os indivíduos podem enviar atestados médicos por meio da plataforma Meu INSS, reduzindo a necessidade de perícias iniciais e diminuindo a fila de espera.

Inteligência Artificial no Combate a Fraudes: Como Funciona?

Para aumentar a eficácia do pente-fino e identificar fraudes, o governo investiu US$ 10,5 milhões em inteligência artificial. A Dataprev foi encarregada de administrar essa tecnologia avançada, que cruza informações dos atestados médicos com dados do Atestmed.

A partir de abril de 2024, a inteligência artificial começará a operar com dados concretos, focando na identificação de possíveis fraudes, como a repetição de emissão de atestados por um único médico. Esse recurso será um aliado crucial na detecção de irregularidades.

Quais são os Procedimentos para a Convocação de Perícias?

Os beneficiários são convocados para a revisão através de diferentes meios: notificações pelo Meu INSS, ligações da central de atendimento 135, cartas pelos Correios, mensagens SMS, extratos bancários e, em último caso, por publicação no Diário Oficial da União.

  • Manter dados cadastrais atualizados é essencial para evitar a suspensão indevida do benefício.
  • É recomendado que os beneficiários mantenham seus relatórios médicos em dia para evitar a perda de auxílios.
  • No dia da perícia, é necessário apresentar documentação médica recente e documentos pessoais com foto.

Esse processo faz parte de um conjunto de medidas para garantir a equidade e a correta aplicação dos recursos públicos, além de proteger os verdadeiros beneficiários dos programas sociais.

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