Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Urgente: Governo reduz a taxa de juros para empréstimo consignado do INSS – Confira novo teto

Nova redução nos juros dos empréstimos consignados é aprovada! Veja o novo valor e a reação dos bancos à diminuição.

0

Por mais uma vez em 2024, e pela oitava vez desde que o atual governo entrou no poder, os juros do consignado do INSS ficam mais baixos! O CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) anunciou mais uma queda nos juros dos empréstimos consignados na tarde da última segunda-feira (27).

E conforme ocorre em todas as quedas, os juros dos cartões do INSS reduziram também suas taxas! A seguir, você confere todos os detalhes da redução dos juros do consignado do INSS. 

CPNS aprova novo corte na taxa de juros dos consignados do INSS

Mais uma redução de juros aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social! A partir de junho, os beneficiários do INSS poderão aproveitar taxas mais baratas para solicitação de empréstimo consignado.

Nova queda nos juros dos empréstimos consignados!
Nova queda nos juros dos empréstimos consignados! (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias).

Com 11 votos a 4 o CNPS aprova mais uma queda nos juros dos empréstimos consignados do INSS de 1,68% para 1,66% ao mês. Já os cartões consignados do INSS, que seguem cada redução do empréstimo, reduziram suas taxas de 2,49% para 2,46%. 

Leia mais: Juros do Empréstimo Consignado do INSS Caem Novamente. Veja Valores Atualizados!

A nova queda segue a política adotada pelo ministro Carlos Lupi da Previdência Social, que determinou que cada corte na taxa de juros acompanhasse a queda da taxa básica de juros da economia, a Selic. Dessa forma, como a Selic teve mais um corte de 0,25% na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), os juros do consignado também foram cortados em 0,02%.

Atualmente a Selic se encontra em 10,5%. O novo corte colocou a taxa básica no menor patamar desde fevereiro de 2022, quando a mesma se encontrava em 9,25% ao ano. A mesma entra em vigor após cinco dias da publicação da portaria com os novos percentuais.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Bancos desaprovam queda nos juros dos empréstimos consignados

O consignado do INSS é o modelo de empréstimo favorito entre os beneficiários, pois com ele, os aposentados e pensionistas não precisam se preocupar em manter o pagamento das parcelas em dias, já que o mesmo desconta direito em folha. Da mesma forma que, graças aos juros baixos e a margem consignável de 45%, esses beneficiários podem aproveitar montantes incríveis para solicitação!

Todavia, a taxa de 45% se divide em, 35% para o empréstimo consignado pessoal, e os outros 10% para dividir entre os cartões consignado do INSS. Além disso, nesta modalidade, os beneficiários contam com 84 meses (sete anos) para quitar as parcelas. 

Leia mais: Descubra o NuViagens do Nubank E Saiba Como Economizae. Leia Agora!

Por conta desses benefícios e da constante queda dos juros do consignado, os beneficiários podem contar com um produto vantajoso. Porém, nem todos são a favor das reduções. 

Na última votação, por exemplo, 4 votantes foram contra outro corte na taxa máxima de juros, são eles: representantes da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil), Cobap (Confederação Nacional dos Aposentados) e Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Leia mais: Calendário Restituição IR 2024 – Veja quando cairá seu pagamento na conta! Saiba mais

Ademais, as constantes quedas nos juros dos empréstimos consignados vem sendo alvo de discussão no conselho de Previdência. Representantes de instituições financeiras alegam que os cortes levaram a uma queda nas concessões do benefício. E que apesar da Selic estar reduzindo, os bancários consideram que os juros futuros, em tendência de piora, são o principal fator para os custos de captação do consignado.

Todavia, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, negou a argumentação dos representantes bancários e disse que, de janeiro a abril deste ano, foram R$ 2 bilhões a mais de empréstimos consignados.

Veja Também: Governo libera empréstimo sem juros!

SAIU no DIÁRIO OFICIAL: INSS libera EMPRÉSTIMOS sem JUROS em 36x??!! VEJA AGORA quem tem DIREITO! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista