URGENTE: Ameaças de bombas e ataques paralisam os trens de Paris antes da abertura das Olimpíadas
Rede ferroviária francesa sofre ataques coordenados com incêndios criminais antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris
A rede ferroviária francesa de alta velocidade foi atingida na sexta-feira, 26, por atos de vandalismo generalizados e “criminosos”, incluindo ataques incendiários. Estes eventos paralisaram várias linhas que ligam Paris ao resto da França e países vizinhos horas antes da grande cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Segundo as autoridades, os ataques, no momento em que os olhos do mundo se voltam para Paris, devem afetar 250 mil pessoas só nesta sexta-feira e se prolongar pelo fim de semana, quando é esperado que a cidade receba 800 mil turistas.
O ministro dos Transportes, Patrice Vergriete, informou sobre a fuga de pessoas do local dos incêndios e a descoberta de dispositivos incendiários. “Tudo indica que se trata de incêndios criminosos”, disse à imprensa local. Os ataques ocorrem num contexto de tensões globais e de medidas de segurança reforçadas, enquanto a cidade se preparava para os Jogos Olímpicos de 2024. Muitos turistas deveriam chegar à capital para a cerimônia de abertura que acontece nesta sexta-feira às 14h30 (de Brasília).
Leia Mais: ATENÇÃO! R$710 do Bolsa Família Liberados Hoje (26/07) – Confira se Você é Beneficiário!

Como os Incêndios Afetam a Rede Ferroviária Francesa?
Autoridades denunciaram os atos de vandalismo e garantiram que não há sinais imediatos de uma ligação direta com os Jogos Olímpicos. A polícia nacional já está investigando os incidentes. A ministra dos Esportes, Amélie Oudéa-Castera, afirmou que estão trabalhando para “avaliar o impacto nos viajantes, nos atletas e assegurar o transporte de todas as delegações para os locais de competição” dos Jogos Olímpicos. Em declaração à televisão BFM, ela acrescentou: “Jogar contra os Jogos é jogar contra a França, contra o seu próprio campo, contra o seu país”. Até o momento, nenhuma organização foi identificada como responsável pelos ataques.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
O Que Leva a Esses Ataques Durante Eventos Globais?
O Comitê Organizador dos Jogos cancelou uma coletiva de imprensa que estava prevista para ocorrer nesta sexta-feira, data marcada para a cerimônia oficial de abertura do evento. Não há justificativas sobre o cancelamento do evento, mas a manhã francesa está tumultuada por causa de ataques às linhas férreas que atendem o país, no que está sendo considerado uma “sabotagem”. Até o momento, os serviços de transporte ferroviário não foram restabelecidos nas áreas afetadas, que incluem Courtalain (Eure-et-Loir), Pagny-sur-Moselle (Meurthe-et-Moselle) e Croisilles (Pas-de-Calais).
Leia mais: Quem recebe BPC também poderá sofrer com Pente Fino do governo e ter benefício suspenso – Veja agora
Quais as Consequências Imediatas dos Incêndios?
Apesar de os ataques não terem acontecido diretamente em Paris, o transporte para a capital foi afetado, assim como a saída de trens para a Inglaterra. Estima-se que 800 mil pessoas sejam impactadas pelo ataque. Passageiros se aglomeram na estação St. Pancras em Londres à espera de trem para Paris. Enquanto isso, a organização dos Jogos ainda não se posicionou sobre reforçar a segurança do evento, mesmo após múltiplos incidentes de segurança pública desde o início das competições.
Na abertura dos Jogos, na quarta-feira, torcedores do Marrocos invadiram o gramado após o gol de empate da Argentina no futebol masculino e atiraram garrafas no campo, além de fogos de artifício contra os atletas. A partida foi interrompida por mais de 1h30 antes de voltar com o gol argentino anulado após revisão do VAR e já com o estádio vazio. Nesta sexta-feira, Zico, ídolo do Flamengo e embaixador do Time Brasil, foi assaltado em Paris e teve um prejuízo de cerca de R$ 3 milhões.
Cerimônia de Abertura em Meio ao Caos
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) declarou ao Estadão que não foi impactado pelos ataques na manhã desta sexta-feira na França. A programação com os atletas e delegação permanece inalterada até o momento da cerimônia de abertura, que acontece às margens do rio Sena, em Paris. No entanto, o impacto global desses eventos é inegável, colocando em xeque a segurança e logística de um evento esportivo tão grandioso.
Ainda há muitas incógnitas sobre quem estaria por trás desses ataques e quais seriam suas motivações. Enquanto as investigações seguem, a prioridade é restabelecer o funcionamento pleno da rede ferroviária e garantir a segurança de todos os participantes e espectadores dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Leia mais: VEJA AGORA! ADICIONAL DE 25% NOS BENEFÍCIOS DO INSS PARA APOSENTADOS – DESCUBRA COMO SOLICITAR!
Veja Também: como economizar dinheiro sem pagar essas contas!!!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!