Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Taxa de juros dos empréstimos consignados caiu mais uma vez! Conselho aprovou a redução para 1,68%- Confira

Venha ver uma ótima notícia: novos juros do consignado! Valor reduz pela sétima vez consecutiva!

0

Em decisão recente tomada na quarta-feira, 24, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou uma nova diminuição nas taxas de juros para empréstimos consignados direcionados aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Confira a seguir quais as mudanças, novos valores, e outras informações!

Histórico das reduções das taxas dos consignados

imagem com tarja escrito empréstimo consignado e dinheiro de fundo
Taxa de juros dos empréstimos consignados caiu mais uma vez! Conselho aprovou a redução para 1,68%- Confira (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias).

A medida marca a sétima redução consecutiva nos juros desde o início de 2023, afetando mais de 63,7 milhões de contratos ativos de crédito consignado, englobando todas as suas modalidades.

Leia mais: Caixa Econômica está pagando para quem trabalhou de 1971 a 1988 – Então confira quem recebe agora mesmo! Consulte mais informações a seguir

As alterações propostas pelo governo entrarão em vigor oito dias após sua publicação no DOU, um prazo que normalmente seria de cinco dias, mas que foi prolongado a pedido dos bancos.

A motivação para essa redução veio após um corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic, os juros básicos da economia brasileira.

No final de março, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou a redução dos juros básicos de 11,25% para 10,75% ao ano.

Desde agosto, período que iniciou os cortes na Selic, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, mencionou que a pasta tem acompanhado de perto os movimentos dos juros para propor ajustes nos tetos do consignado conforme necessário.

Leia mais: Confira a lista dos principais jogos para videogame com lançamento em abril de 2024 e assim se prepare: muita novidade ainda está por vir

Quais Os Novos Juros Do Empréstimo Consignado Em Maio?

No começo do ano passado, o CNPS já havia realizado um corte no teto de juros de 2,14% para 1,70%, o que ocasionou a suspensão temporária da oferta dessa modalidade de crédito por parte de grandes bancos, incluindo a Caixa e o Banco do Brasil.

Essas instituições argumentaram que, com a Selic a 13,75% ao ano e o teto imposto naquele momento, a margem se tornaria negativa.

Leia mais: ACABA DE SAIR no Diário Oficial as NOVAS DATAS de pagamento do 13º salário INSS – Então confira agora as novidades! Mantenha-se informado

Após algumas semanas e negociações entre os bancos e os ministérios da Previdência e da Fazenda, o teto foi ajustado para 1,97% ao mês, permitindo que os bancos retomassem a oferta de crédito consignado.

Atualmente, o teto para os juros dos empréstimos consignados foi reduzido de 1,72% ao mês, uma taxa que estava em vigor desde fevereiro, para 1,68% mensais.

Simultaneamente, o limite dos juros para o cartão de crédito consignado foi ajustado de 2,55% para 2,49% ao mês. A oficialização dessa decisão foi realizada através de publicação no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira, 26.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Como Verificar as Taxas de Juros no Aplicativo Meu INSS

Para os interessados em consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras, o aplicativo Meu INSS oferece uma ferramenta útil. Veja o passo a passo:

  1. Acesso: Abra o aplicativo ou acesse o site Meu INSS;
  2. Busca: Na página inicial, use a lupa para buscar por “Taxas de Empréstimo Consignado”;
  3. Visualização: Uma nova página exibirá uma lista de bancos junto com os juros que cada um pratica;
  4. Mais Opções: Para explorar mais opções, deslize a página até o final e clique em “Ver mais”;
  5. Busca Específica: No topo da página, existe a opção “Pesquise por instituição”, que permite a busca direta por uma instituição financeira específica.

Leia mais: Veja agora mesmo: O que acontece com o aposentado que continua trabalhando – Confira então o que pode acontecer

Essas informações são cruciais para que os segurados possam comparar e escolher a opção de empréstimo mais vantajosa antes de se comprometerem financeiramente.

Veja Também: SAIU SALVAÇÃO: EXCELENTE NOTÍCIA:180 dias SEM DESCONTOS na FOLHA de PAGAMENTO 2024

SAIU SALVAÇÃO: EXCELENTE NOTÍCIA:180 dias SEM DESCONTOS na FOLHA de PAGAMENTO 2024 (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.