Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

SUS Agora Oferece Teste para Detectar Câncer Antes Mesmo dos Sintomas

Entenda como funcionará o novo teste para detecção câncer de útero.

0

GRANDE NOTÍCIA! O Ministério da Saúde divulgou há pouco, a incorporação de um teste inovador no Sistema Único de Saúde (SUS). O teste servirá para detecção precoce do Papilomavírus Humano (HPV) em mulheres, representando um avanço no rastreamento do câncer de colo de útero.

O teste se baseia em uma tecnologia de testagem molecular, que é considerado o mais preciso, com margem de erro próxima a zero. Veja a seguir mais detalhes da inovação.

Teste incorporado ao SUS antecipa diagnostico de câncer em 10 anos

Conheça o novo teste para detectar Câncer em mulheres!
Conheça o novo teste para detectar Câncer em mulheres! (Fonte: Reprodução / Google)

O ginecologista e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Dr. Júlio César Teixeira, responsável por direcionar o programa de rastreamento de HPV há pelo menos sete anos, esclareceu que o teste tem a capacidade de substituir o Papanicolau, tradicionalmente utilizado nas clínicas.

Além disso, o pesquisador ressaltou a característica automatizada do teste, diminuindo a necessidade de um procedimento constrangedor, além de proporcionar maior confiabilidade nos resultados.

Leia mais: Alerta: Aumenta o Número de Auxílios-Doença do INSS devido ao Vício em Álcool e Jogo

A ideia da pesquisa é que a testagem molecular seja utilizada a cada cinco anos, trazendo um aumento do intervalo comparado ao Papanicolau, que exige exames há cada 3 anos. Dr. Teixeira ressaltou a importância da mudança, reduzindo a frequência de exames sem comprometer a eficácia do teste.

Além do câncer de colo de útero, o ginecologista salientou a associação do HPV com outros tipos de câncer como o de boca, vulva, pênis e canal anal. O mesmo ainda disse que a detecção precoce através do teste de HPV, em conjunto com a vacinação de adolescentes até 15 anos, pode causar um grande impacto na saúde pública do país.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

O que leva uma pessoa a ter câncer?

Em primeiro lugar, atualmente o câncer de colo de útero é causador da morte de 16 mulheres por dia no Brasil, com uma a cada 82 minutos com idade média de 45 anos.

Leia mais: Quer Tirar a CNH de Graça? Inscrições para CNH Social Disponíveis a Partir de Hoje!

Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento da doença são:

  • Tabagismo
  • Hábitos Alimentares
  • Alcoolismo
  • Hábitos Sexuais
  • Medicamentos
  • Fatores Ocupacionais
  • Radiação solar
  • Falta de Atividade Física

Como prevenir o câncer?

Leia mais: SAIU AGORA: Novo Limite de Juros do Consignado do INSS Entra em Vigor Hoje!

  • Não fume!
    • Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente é fundamental para a prevenção do câncer. 
  • Alimentação saudável protege contra o câncer
    • A alimentação deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores. Comer esses alimentos diariamente pode evitar o desenvolvimento de câncer. 
  • Pratique atividades físicas diariamente
    • A atividade física consiste na iniciativa de se movimentar, conforme a rotina de cada um. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim. 
  • Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos
    • O Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, desde 2014, a vacina contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos. A vacinação e o exame preventivo (Papanicolaou) se complementam como ações de prevenção do câncer do colo do útero. Mesmo as mulheres vacinadas, quando chegarem aos 25 anos, deverão fazer um exame preventivo a cada três anos, pois a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV.

Veja Também: Veja o novo calendário de pagamento do 13º salário!

SURPRESA na FOLHA de PAGAMENTO dos APOSENTADOS: CALENDÁRIO do 13 salário 2024 + CONSIGNADOS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista