Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Síndrome do Impostor: Como Ela Afeta Sua Saúde e Produtividade! SAIBA O QUE FAZER!

Descubra o que é a Síndrome do Impostor e por que ela afeta cada vez mais pessoas. Saiba como ela impacta sua saúde

0

É peculiar observar que mesmo indivíduos altamente bem-sucedidos podem se sentir fraudulentos em suas carreiras. Essa sensação, muitas vezes descrita em consultórios psicológicos, revela uma luta interna que contradiz a visualização externa de sucesso. A própria autora que investigou essa sensação, Pauline Rose Clance, preferiu referir a essa condição como “experiência de impostor” ao invés de uma síndrome, pois percebeu que esse é um fenômeno comum que atinge muitos indivíduos em algum momento de suas vidas.

A expressão “experiência de impostor” descreve o medo profundo de ser desmascarado como um fraudulento, apesar de existirem evidências claras do desempenho e sucessos alcançados. Grandes personalidades, como Sheryl Sandberg e Maya Angelou, já compartilharam suas batalhas pessoais com este sentimento, o que evidencia que a condição é universal e não discrimina por estatuto ou sucesso.

Quais são os sintomas da Experiência de Impostor?

Experiência do Impostor afeta boa parte da população
Experiência do Impostor afeta boa parte da população (Fonte: Reprodução)

A experiência de impostor não se manifesta da mesma maneira para todos. Contudo, um dos sintomas mais comuns é a incapacidade de internalizar as próprias conquistas. Indivíduos que enfrentam esse fenômeno frequentemente atribuem seus sucessos a fatores externos, como a coincidência ou a ajuda de outras pessoas, em vez de reconhecerem suas próprias competências e esforços.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Por que pessoas bem-sucedidas sentem-se impostoras?

Apesar de ter uma vida profissional de inventários, um comportamento ideal em ambientes sociais e familiares, essas pessoas podem ser atormentadas pela crença de que não são realmente capazes e que o “papel” que desempenham será eventualmente desmascarado. Esse medo constante pode gerar grande ansiedade e até impedir a pessoa de buscar novos desafios e oportunidades, limitando ainda mais seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Leia mais: Conheça os BENEFÍCIOS do Kiwi para a Saúde

A luta silenciosa de reconhecer méritos

Para quem vive sob a sombra da experiência de impostor, cada erro é amplificado e cada acerto é minimizado ou desacreditado. Esse padrão de pensamento não só diminui a própria valia, mas também impede a celebração de conquistas genuínas. A longo prazo, isso pode levar ao esgotamento mental e emocional, tornando essencial abordar e combater esse fenômeno.

Leia mais: CONFIRMADO! Veja As Datas E Informações Sobre o Concurso Nacional Unificado (CNU) 2024

A dificuldade em reconhecer méritos próprios e a constante desvalorização das competências pessoais mostram o quanto é necessário discutir e trazer visibilidade para a experiência de impostor. Somente através da conscientização e do apoio adequado, as pessoas poderão entender que esse sentimento é comum e, mais importante, que é possível superá-lo. Desta forma, pode-se promover um ambiente de trabalho mais saudável e uma vida pessoal mais satisfatória para aqueles que lutam contra essa sensação perturbadora.

Veja Também: Suspensão De Descontos INSS 180 Dias!

DIÁRIO OFICIAL: INSS APROVA SUSPENSÃO DE DESCONTOS por 180 dias PARA APOSENTADOS e PENSIONISTAS! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.