Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Senado Aprova Corte do Imposto de Renda para Motoristas: Entenda os Benefícios

Veja proposta que vai ajudar mais de 1 milhão de motoristas de aplicativo, 400 mil taxistas e 300 mil mototaxistas. Imposto de renda vai cair!

0

Ótimas notícias para os motoristas de todo o Brasil: senado aprova cortes no Imposto de Renda. Mas para saber como essa nova medida vai funcionar, continue a leitura para ver o que a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado fez por esses trabalhadores.

Alívio no bolso de motoristas

Motorista de aplicativo dentro do carro buscando o destino do seu passageiro no celular
Motorista de aplicativo pagarão menos no Imposto de Renda. Entenda tudo! (Fonte: Reprodução Google)

O motorista no brasil é responsável por transportar pessoas, cargas, documentos ou produtos para um destino estabelecido ou para outra pessoa. Portanto, caminhoneiros, taxistas, motoristas de aplicativos e outros têm muitos gastos no dia a dia.

Eles gastam com peças do veículo, gasolina, declaração de imposto de renda e etc. Para se ter uma ideia, a Organização das Cooperativas Brasileiras concluiu que os custos de manutenção e gasolina correspondem a 80% do faturamento de um taxista. E pensando nesses gastos, o novo projeto de lei busca aliviar o bolso desse público. Veja como em seguida.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Corte no Imposto de Renda para motoristas

Atualmente, os motoristas do Brasil, como taxistas e motoristas de aplicativo, têm um desconto de 40% sobre a tributação dos rendimentos no Imposto de Renda (IR).

Ou seja, a legislação possibilitou que essas pessoas pagassem mais barato. No entanto, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado entende que esse valor ainda é alto.

Portanto, pode ser que haja um corte no Imposto de Renda para motoristas de todo o país. A proposta já foi aceita por todos ali que estavam presentes, e busca diminuir a base de cálculo de 60% para 20% dos rendimentos obtidos com o transporte de passageiros.

Leia mais: “FRITADA” com Pablo Marçal – Veja tudo o que Aconteceu

“Parte substancial do faturamento [dos motoristas] é utilizada para pagar os elevados custos associados ao serviço que presta, como gasolina, manutenção com revisões, troca de óleo e pneus etc. além do custo financeiro associado à aquisição do veículo”, escreveu o senador Sérgio Petecão, relator da proposta.

Benefícios para os motoristas

Nesse sentido, os benefícios previstos com a nova medida são:

  • Economia no bolso dos motoristas;
  • A medida vai ajudar cerca de 1 milhão de motoristas de aplicativo, 400 mil taxistas e 300 mil mototaxistas, segundo o autor da proposta, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO).

Mas como vai ficar a economia do país com dinheiro a menos entrando? Veja abaixo o que o Ministério da Fazenda vai fazer.

Leia mais: IMPOSTO DE RENDA: Primeiras parcelas da restituição são liberadas! Confira

Corte no Imposto de Renda e Ministério da Fazenda

Como essa medida vai acarretar em perda de arrecadação, o Ministério da Fazenda já pensou em uma nova solução. Portanto, colocou uma ideia de aumentar em 0,1 ponto percentual na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de bancos e outras instituições financeiras.

Em resumo, todos vão sair ganhando com a nova medida. Continue nos acompanhando para mais notícias importantes!

Leia mais: Como declarar o carro no imposto de renda em 2024? Confira o passo a passo

Veja também: dinheiro a mais para aposentados do INSS!

SAIU SALVAÇÃO: EXCELENTE NOTÍCIA:180 dias SEM DESCONTOS na FOLHA de PAGAMENTO 2024.  (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.