Seguro-Desemprego 2024: Reajustes na Tabela e Novos Valores Entram em Vigor!
Trabalhadores que necessitam solicitar o seguro-desemprego devem conferir a tabela para saber os valores que receberão. Confira mais informações!
O reajuste de 2024 na tabela do seguro-desemprego entra em vigor este mês, com alterações introduzidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do último ano. Consequentemente, modificam-se os valores mínimo e máximo das faixas.
Seguro-desemprego
O seguro desemprego, cuja tabela deve ser atualizada anualmente, tem como parâmetro mínimo o salário mínimo nacional, já que os pagamentos feitos pelo governo federal não podem ser inferiores a este valor. No entanto, o valor máximo decepcionou muitos cidadãos.
Leia mais: Minha Casa Minha Vida 2024: Documentos Necessários para realizar seu cadastro
O seguro-desemprego de 2024 já incorpora a nova tabela nos pagamentos aprovados neste mês. Os valores mínimo e máximo respeitam e variam conforme o salário do trabalhador antes da demissão sem justa causa.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
O valor do seguro-desemprego
O valor mínimo corresponde ao salário mínimo de 2024, pelo que o ajuste levou em conta o INPC de 2023 e o Produto Interno Bruto (PIB) de 2022.
Leia mais: Febraban Vai Contra Diminuição Da Taxa De Consignado Do INSS: Entenda Aqui
Enquanto tais cálculos foram seguidos para o reajuste das demais faixas salariais, estas consideraram apenas o INPC de 3,71%, resultando em descontentamento na população.
Requisitos para o seguro-desemprego
Os requisitos para ter direito ao seguro-desemprego de 2024 envolvem possuir vínculo formal de trabalho (carteira de trabalho assinada), ter sido demitido sem justa causa e ter trabalhado pelo período mínimo exigido conforme o número de solicitações.
Leia mais: Fila Do INSS Em 2024 Será Menor? Veja Aqui As Mudanças
Admitem-se até cinco pedidos consecutivos do benefício. O benefício é válido para empregados domésticos, indivíduos resgatados da condição de escravos e pescadores artesanais em período de defeso.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.