Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Segundo dados históricos do IBGE, Brasil bate recorde de pessoas ocupadas em 2023

0

Recentemente, foi divulgado um novo conjuntos de dados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) que trazem insights sobre o perfil do mercado de trabalho brasileiro em 2023. Diante de um cenário pós-pandêmico, evidenciou-se tanto avanços quanto desafios ainda persistentes, como o aumento no número de indivíduos com ensino superior, mas uma concentração ainda significativa de trabalhadores sem essa formação.

A reação do mercado a partir de 2022, marcada principalmente pelo ressurgimento do setor de serviços, é um dos eixos principais desta revitalização econômica. O crescimento de eventos sociais, a vitalidade do setor de restaurantes, e a expansão de outras atividades ligadas a serviços refletiram diretamente nas estatísticas de emprego, conforme apontou o economista Daniel Duque, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre).

Qual foi a taxa de ocupação no Brasil em 2023?

O levantamento revelou que em 2023 a porcentagem de brasileiros empregados foi ligeiramente superior à de anos anteriores, alcançando 57,6% da população com idade para trabalhar, uma melhoria comparada a anos como 2017, que registrou índices mais baixos.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Expansão do Ensino Superior e Impacto no Mercado de Trabalho

A elevação no número de diplomados com ensino superior é uma conquista notável. Saltando de 14,1% em 2012 para 23,1% em 2023, essa progressão reflete a expansão das oportunidades de ensino e uma maior adaptação às necessidades de um mundo cada vez mais tecnológico. No entanto, a maioria dos trabalhadores ainda permanece sem acesso à educação superior, sinalizando um gap que persiste apesar dos avanços.

Leia mais: Novas Regras do FGTS: Saiba quais são as Vantagens, Confira!

Tendências de Empregabilidade Segundo Setores

Em uma análise setorial mais detalhada, percebe-se uma moldagem do mercado de trabalho ao longo dos anos. Enquanto a agricultura e a indústria demonstram um declínio na participação percentual de empregados, o setor de comércio continua sendo o maior empregador, favorecido pela menor exigência de especialização e facilidade de absorção de mão-de-obra, como pontua Duque. A formalização do emprego também mostrou sinais de recuperação, com um crescimento no percentual de empregados registrados em carteira em 2023, chegando a 37,4%.

  • Emprego formal: aumento para 37,4% em 2023, comparado a 36,3% em 2022.
  • Declínio setorial: redução de trabalhadores na agricultura e na indúria.
  • Comércio: mantém-se como primordial absorvedor de mão de obra no país.

Leia mais: Lula defende “Saidinha” dos presos e diz que o percentual dos que não voltam é “pequeno”

Disparidades de Gênero Persistem no Mercado de Trabalho

Um dos aspectos mais críticos que permanece é a disparidade salarial entre homens e mulheres. Em 82% das áreas de atuação, mulheres ainda ganham menos que seus colegas masculinos, o que reflete desigualdades profundas no mercado de trabalho. Além disso, a redução de trabalhadores sindicalizados indica uma mudança nas relações de trabalho, com apenas 8,4 milhões de sindicalizados em 2023, o menor número desde o início das medições pela Pnad Contínua.

Com esses dados em mãos, compreendemos não apenas como o mercado de trabalho está se moldando, mas também os desafios que persistem, exigindo atenção contínua de políticas públicas para uma inclusão mais abrangente e justa. A trajetória é de crescimento, mas ainda há muitos obstáculos a superar.

Veja também: DIÁRIO OFICIAL: INSS pega TODOS de SURPRESA é OFICIAL, SAIU AGORA pouco A bomba 💣 Explodiu

Saiba mais ( João Financeira TV)

Dica bônus:


Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes
sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias:
Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assist
a