Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Saiu Agora: Lista dos Contemplados com Pagamento Antecipado pelo INSS – Confira se Você Está Incluído

Confira a seguir como funcionará antecipação de pagamentos do INSS! Veja se você está na lista.

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a antecipação dos pagamentos de aposentadorias, pensões e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para um público específico. Essa antecipação vai acontecer por conta de necessidades específicas de um local do Brasil e os prejuízos financeiros causados para essas pessoas.

Continue lendo para descobrir quem tem direito aos valores e como fazer para solicitar o pagamento antecipado do INSS.

Detalhes da Portaria de Antecipação de Pagamentos do INSS

imagem com maos contando dinheiro
Saiu Agora: Lista dos Contemplados com Pagamento Antecipado pelo INSS – Confira se Você Está Incluído (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias).

Uma portaria conjunta, que contou com as assinaturas de Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, e Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, foi assinada na sexta-feira, dia 3, e veiculada no Diário Oficial da União na terça-feira, dia 7.

Leia mais: BOAS NOTÍCIAS: Senado aprova isenção de IPVA! Veja Então Quem Tem Direito

A decisão de antecipar os benefícios ocorre em um contexto de urgência e busca amenizar os impactos das adversidades climáticas sobre os beneficiários do Rio Grande do Sul, que sofrem com as enchentes climáticas.

Pagamento Duplo e Antecipação do 13º Salário

Os pagamentos dos benefícios do INSS são programados de acordo com o mês de competência. Os valores são normalmente liberados no final de cada mês e se estendem até o início do mês subsequente.

Por exemplo, os benefícios de maio começam a ser pagos no final de maio e se estendem até o começo de junho. Assim, beneficiários que recebem um salário mínimo são priorizados no início do cronograma de pagamentos.

Leia mais: Confira alguns direitos e deveres do trabalhador ATUALIZADOS para este ano!

No entanto, os benefícios correspondentes aos meses de maio e junho serão pagos de forma simultânea a partir do dia 24 de maio.

Inclusivamente, o 13º salário, que já havia sido antecipado para todos os beneficiários da Previdência Social por um decreto presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva em março, também será disponibilizado.

Esta não é a primeira vez que tal medida é adotada. Em setembro de 2023, procedimentos semelhantes foram realizados quando parte da região Sul também enfrentou severas condições climáticas adversas.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Procedimentos para o Recebimento do Adiantamento

Para receber o adiantamento, os beneficiários precisam realizar a solicitação no banco em que recebem seus proventos, assinando um termo de opção.

A medida, por ora, abrange apenas aposentadorias, pensões e o BPC, sem incluir benefícios temporários como auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão, embora isso possa ser revisto e alterado mediante futura portaria.

Leia mais: Governo surpreende com adicional de R$ 900 no Bolsa Família: Veja então como receber

Antecipação e Facilidades no Bolsa Família

Em relação ao Bolsa Família, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) também tomará medidas especiais.

Então os pagamentos serão antecipados para os detentores de NIS (Número de Identificação Social) com final entre dois e zero, ocorrendo todos no dia 17 de maio.

Assim, estas medidas adicionais incluem a autorização para o saque do Bolsa Família sem a necessidade de cartão ou documentos para aqueles que perderam seus pertences nas enchentes, mediante uma declaração especial de pagamento emitida pela prefeitura local.

Leia mais: Veja agora mesmo: O que acontece com o aposentado que continua trabalhando – Confira então o que pode acontecer

Ademais, os prazos para atualização cadastral e revisão dos benefícios também foram prorrogados para as famílias afetadas.

Essas ações reforçam o compromisso do governo em proporcionar suporte imediato às populações vulneráveis em momentos de crise, garantindo que as necessidades básicas sejam atendidas rapidamente e mitigando as dificuldades enfrentadas pelas comunidades mais atingidas. Mas cabe à população cobrar ações do governo sempre.

NOVA ATUALIZAÇÃO

Até o momento a medida segue válida e os pagamentos serão mantidos de forma antecipada. Entretanto ministros do governo Lula estão estudando revogar essa medida visto que os impactos financeiros da antecipação ultrapassariam R$ 5 bilhões. Sendo assim, o governo está estudando novos formatos para a antecipação, como inserção de critérios baseados na renda e perdas. O Governo deve anunciar mais informações em breve.

Veja Também: CALENDÁRIO de PAGAMENTOS INSS: SAIU LISTA de quem vai RECEBER GRANA EXTRA

CALENDÁRIO de PAGAMENTOS INSS: SAIU LISTA de quem vai RECEBER GRANA EXTRA + SUSPENSÃO dos DESCONTOS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.