Saiba Agora Como Ser um Idoso mais Feliz – Não Perca
A velhice não precisa ser um momento de desânimo, preocupações e angústias! Veja como aproveitar a melhor idade e ser feliz.
Muitos, ao atingir a terceira idade, criam dentro de suas próprias mentes uma série de limitações, porém, a velhice não precisa ser compreendida dessa forma. A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que o envelhecimento pode, sim, ser uma experiência positiva.
Muitas pessoas enxergam esse marco como o momento certo para aproveitar a vida sem se preocupar com trabalho, excesso de deveres domésticos ou filhos pequenos. Tudo isso com as conveniências que só a experiência e a sabedoria podem trazer. Continue conosco e descubra como ser feliz, como nunca foi, na terceira idade.
Defina expectativas realistas para sua velhice

Não importa qual a sua idade, ter metas para o futuro, desde que realistas, é sempre uma boa forma de se manter ocupado em prol de um objetivo final. Porém, se o objetivo for irreal, como caminhar oito quilômetros por dia, cinco dias por semana, pode levar o idoso a frustração, desânimo e queda da autoestima.
Leia mais: Ótima Notícia: Metrô de Porto Alegre retoma operação. Veja detalhes da retomada aqui!
Não quer dizer que é impossível atingir esse marco, porém é mais realista começar com objetivos pequenos, como caminhar 3 km por dia, 3x na semana.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Encontre atividades para se manter feliz na velhice
Já diz o ditado “quem tem amigos jamais sofrerá de solidão”. Ter uma vida sociável pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos idosos. Seja através de familiares, amigos, ou realizando alguma aula como pilates ou cerâmica, criar conexão com outras pessoas rende bons momentos, espaços para desabafos e descontração.
Tudo isso proporciona momentos de pertencimento que tornam a velhice muito mais feliz. Além do que, ambientes sociais positivos e gratificantes tem impacto comprovado na saúde física e mental dos idosos.
Muitos dos benefícios são multifacetados e dão suporte a diferentes aspectos da vida cotidiana, como, por exemplo:
Leia mais: Veja Agora! Sofia Vergara Diz que Não Aceita Envelhecimento Natural
- Auxiliam na redução do estresse e ansiedade;
- Desenvolvem habilidades para lidar com os problemas de maneira mais eficaz;
- Reduzem o risco de depressão ou sintomas depressivos, ao neutralizar os efeitos nocivos do isolamento;
- Aumentam a autoestima — reduzindo ainda mais os sintomas de depressão ou sentimentos de solidão.
Os benefícios de se ter companhia não param por aí! Idosos que participam ativamente de círculos sociais são mais propensos a se exercitarem – o que multiplica os benefícios para a saúde mental, emocional e física, facilitando uma vida plena e feliz.
Quais atividades um idoso pode buscar para se tornar mais feliz?
Por fim, existe uma lista de atividades que podem trazer mais leveza para os idosos, aumentar seu círculo social, e evitar momentos de estresse e ansiedade. São eles:
- Aulas de artesanato – como tear, crochê, bordado, patchwork, decoração, cestaria, pintura, adornos pessoais.
- Rodas de conversa – que são práticas pedagógicas com o intuito de construir espaços de diálogo para expressões e aprendizados diversos.
- Atividades físicas em grupo – como alongamento, caminhada, dança, yoga e hidroginástica.
- Bailes de dança.
- Aulas de variedades como gastronomia, música, teatro e computação.
Enxergue o lado bom de envelhecer!
Veja Também: Governo determina suspensão de descontos na folha de pagamento!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!